Notícias

Pai de Amy Peters cético quanto à recuperação total da ciclista

O pai da ciclista Amy Pieters (que sofreu um grave acidente e esteve vários meses em coma) deu uma entrevista na qual explicou como está a ser a recuperação da filha.

DAVID CASTAÑO|FOTOGRAFIA: SPRINT CYCLING AGENCY

1 minuto

Pai de Amy Peters cético quanto à recuperação total da ciclista

No passado mês de Dezembro, noticiámos a grave queda sofrida pela atual campeã de ciclismo holandesa, Amy Pieters, enquanto treinava em Calpe (Espanha). As consequências da queda foram muito graves, incluindo lesões neurológicas, tendo os médicos decidido intubar a ciclista. 

Esteve durante vários meses em coma e felizmente acordou, o que deixou todo o mundo do ciclismo comovido. Entretanto, os seus pais deram uma entrevista ao canal NOS, onde falaram da recuperação da filha. 

Peter Pieters, pai da Amy, confessou que a progressão está a ser muito lenta, quase residual e que está a ser acompanhada num centro de recuperação em Dordrecht durante a semana. Aos fins de semana vai para casa dos pais. 

Quando Amy Pieters acordou do coma "tinha uma atividade cerebral muito baixa e apenas reagia ao que lhe dizíamos. Aos poucos, isso tem vindo a melhorar. Primeiro, teve de aprender a respirar e depois a comer. Por vezes não quer, mas é fácil cuidar dela", confessa o pai. 

Peter Pieters confirmou ainda que "a Amy tem toda a parte direita do corpo paralisada. Mesmo assim, temos a esperança que melhore, porque os médicos dizem que há melhorias. Ainda não está garantido que vai recuperar totalmente, dado que as lesões cerebrais são muito complicadas". 

Por último, a família Pieters tem como objetivo colocar a filha num centro de reabilitação para pessoas jovens localizado em Woerden (é um centro que acolhe bastantes pessoas que sofreram acidentes de bicicleta - os Países Baixos têm uma elevada taxa de utilizadores de bicicletas para deslocações diárias, logo é normal haver uma elevada taxa de acidentes nesta faixa particular - ). "Ali as coisas podem acelerar, pois dedicam muito tempo aos exercícios de reabilitação e vão reaprendendo várias coisas ao mesmo tempo"., assegurou o pai. 

Relacionados