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Orbea apresenta a sua primeira bicicleta de Downhill, a Rallon DH

Há poucos dias a nova Rallon DH foi estreada na Taça do Mundo, ainda por cima com a vitória de Tanhee Seagrave. E a partir de agora, este modelo já está à venda, tal como a versão de Enduro.

Miguel Lorenzo e Carlos Pinto

5 minutos

Orbea apresenta a sua primeira bicicleta de Downhill, a Rallon DH

A Rallon é uma das bicicletas mais conhecidas da Orbea e apesar de esta nova versão manter o nome, tudo o resto é diferente. Porquê? Porque o Enduro mudou drasticamente, sendo menos relevante a nível competitivo e mais focado no Enduro elétrico.

Por outro lado, o Downhill atingiu um novo patamar de mediatismo e desenvolvimento tecnológico. Como não podia deixar de ser, a Orbea apostou muito neste segmento. 

É a estreia da marca no mundo da competição nesta desciplina, após anos de sucesso no XCO, Enduro e mais recentemente no gravel. 

A Orbea criou uma equipa profissional de DH - a Orbea FMD Racing - que já ganhou na Taça do Mundo através de Tanhee Seagrave. Nas últimas temporadas foram testados vários protótipos e finalmente este ano foi usado o modelo final que já está em comercialização. 

 

PRIORIDADE: BAIXAR O CENTRO DE GRAVIDADE

Embora a designação oficial da bicicleta seja Rallon DH, confessamos que parece o modelo Wild da Orbea. Tem 200 mm de curso (à frente e atrás), rodas mullet e uma tampa de acesso a uma placa GravityLink que é fundamental na ajustabilidade, adaptabilidade e distribuição de peso nesta bicicleta.

Há várias placas GravityLink disponíveis, mais precisamente três. A bicicleta de downhill traz uma cor de rosa. Basicamente esta GravityLink permite que o amortecedor tenha o seu ponto de fixação inferior numa posição mais abaixo, baixando assim o centro de gravidade da bicicleta, para um comportamento otimizado em zonas muito técnicas. Além disso, estruturalmente permite que o tubo de selim seja mais curto, para maior manobrabilidade e, no caso da versão de Enduro, possibilita a montagem de espigões telescópicos mais compridos, independentemente do tamanho do quadro. 

Além desta placa que pode ser substituída, podemos instalar diferentes "pesos mortos", para jogar com o peso na parte que mais interessa. Em competição isto é muito importante, dado que se repercute no controlo e condução da bicicleta. Este truque não é novo, aliás, as equipas da Taça do Mundo já adotam este truque há algum tempo, mas agora a Orbea é a primeira marca a incorporar este sistema a nível de produção, tornando-o acessível a todos. 

Na compra da bicicleta são oferecidas três peças que podes instalar (ou não, tu é que decides) para obter um peso extra de 93, 95 ou 395 gramas. Obviamente, se o percurso que vais percorrer tem trilhos onde a agilidade e a leveza da bicicleta estão em primeiro lugar, não aconselhamos instalar estes lastros.

TRÊS NÍVEIS DE PERSONALIZAÇÃO

Outra característica importante que a placa GravityLink permite é o nível de personalização. Como tem um flip chip incorporado - com duas posições - é possível variar a progressividade do amortecedor cerca de 5% e a progressividade entre 25 a 30%. 

Além disso, é possível ajustar o ângulo de direção em três posições (-0,75º 0º ou +0,75º) variando a colocação dos copos de ajuste na parte inferior. 

Por último, podemos escolher (quando estivermos a encomendar a bicicleta numa loja) o comprimento das escoras (450 ou 442 mm). A Orbea decidiu - e ainda bem que o fez - permitir ao cliente final escolher consoante o seu gosto pessoal ou preferência de comportamento.

A Orbea recomenda a versão comprida no caso da bicicleta de DH (para maior estabilidade) e a curta para os modelos de Enduro, mas cabe a cada cliente decidir o que quer.

DESIGN DO SISTEMA DE AMORTECIMENTO

No panorama atual a tendência das bicicletas de Downhill é óbvia: têm um pivô elevado com o objetivo de obter cinemáticas mais extremas sem contaminar exageradamente o sistema de amortecimento e a pedalada. A Orbea optou por uma solução mais clássica, com o pivô principal e o amortecedor traseiro localizados numa posição onde o Antisquat e o Pedal Kickback são minimizados, além de a articulação traseira estar concêntrica ao eixo da roda para reduzir o Anti Rise na travagem. O objetivo é conseguir um amortecedor traseiro o mais ativo possível em qualquer circunstância. 

Quanto ao quadro, após serem testadas diferentes configurações das fibras, a Orbea decidiu utilizar uma distribuição da fibra de carbono que procura um equilíbrio entre flexibilidade - para facilitar a condução da bicicleta - e adaptabilidade, sem perder resistência e durabilidade. 

Os cabos, com entrada clássica pelo quadro, têm guias internas para evitar ruídos e facilitar a manutenção. Além disso, esta bicicleta está equipada com protetores Second Skin, e a escora direita possui um volumoso protetor de borracha. 

No pivô principal do link da suspensão está alojada uma multiferramenta com sistema magnético e, como não poderia deixar de ser, o tubo principal tem um espaço de armazenamemnto Lockr. Quanto aos rolamentos são selados e, segundo a marca, a sua durabilidade é o dobro ou triplo dos tradicionais. 

Salientamos que é possível personalizar ainda mais este modelo através do programa MyO da Orbea, incluindo os componentes e as cores. Se preferires comprar um modelo de série, há três cores - Aloha Green – Fantasy Purple Carbon View, White Chic – Diamond Black e Nickel mate – Nickel Chrome.

RALLON ENDURO

A Orbea tambem tem disponível uma versão de Enduro da Rallon, que utiliza o mesmo quadro, mas com diferentes montagens de suspensão e diferentes GravityLinks. A Rallon Enduro é mais agressiva do que a Rallon anterior, traz uma suspensão com 180 mm de curso e um amortecedor com 170 mm, além disso os GravityLinks são específicos. 

Na versão de Enduro a curva da resposta da suspensão é diferente - entre 22,5 e 27,5% de progressividade - bastando ajustar através de um flip chip na placa GravityLink. Neste caso o flip chip permite 4 posições que possibilitam escolher entre duas alturas do eixo pedaleiro, com afetação dos ângulos. O ângulo de direção muda 0,5º e a altura do pedaleiro cerca de 7 mm.

Este design do sistema de amortecimento foi desenvolvido pela Orbea para aproveitar ao máximo as potencialidades dos novos amortecedores eletrónicos.

A versão de Enduro também conta com um ajuste do ângulo de direção em três posições e com a possibilidade de adicionar peso (lastro) no GravityLink. Também podemos escolher o tamanho das escoras e podemos instalar espigões telescópicos com até 240 mm de curso.

Nesta versão de Enduro podemos optar por uma roda traseira de 29" ou 27,5". 

GAMA E DISPONIBILIDADE

A gama Rallon já está disponivel em quatro tamanhos de quadro (S, M, L e XL) e em quatro modelos: Rallon D LTD, para downhill, e Rallon E-LTD, Rallon E-Team e Rallon E-10 para Enduro:

Orbea Rallon D LTD. Fox 40/Float X2 Factory. Travões Shimano XTR. Transmissão Shimano Saint. Rodas Oquo MC32 Team. 7.009 €

 

Orbea Rallon E-LTD. Fox 38/Float X Neo Factory. Travões Shimano XTR. Transmissão SRAM X0. Rodas Oquo MC32 LTD. 8.759 €

 

Orbea Rallon E-Team. Fox 38/Float X2 Factory. Travões Shimano Deore XT. Transmissão Shimano Deore XT. Rodas Oquo MC32 Team. 6.129 €

 

Orbea Rallon E10. Fox 38/Float X Factory. Travões Shimano MT6120. Transmissão Shimano SLX. Rodas Race Face AR30. 4.729 €.

 

 

Poderás encontrar mais informações em orbea.com.

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