Notícias

Olympia Karbo com motor mais potente e compacto

Embora a Olympia não seja uma marca muito conhecida em Portugal - ainda não possui departamento de marketing no nosso país - tem alguns modelos interessantes e esta Karbo, com 90Nm de torque é uma opção bastante interessante.

Revista e-BIKE

2 minutos

Olympia Karbo com motor mais potente e compacto

A Karbo é uma bicicleta elétrica de suspensão total que na coleção de 2023 surge no catálogo totalmente renovada, tanto em termos de geometria como de periféricos. Uma das novidades é a utilização do novo motor Oli Edge, que é bastante compacto e potente, e a adoção da "super bateria" Powernine 900.

Além disso, a curva de compressão do amortecedor traseiro tem uma progressividade maior, para um comportamento otimizado nos trilhos. Na prática, trata-se de uma e-bike versátil de All Mountain e fácil de manobrar em todo o tipo de terrenos. 

 

O quadro é fabricado em carbono T800, no entanto o triângulo traseiro é fabricado em alumínio 6061, com design sobredimensionado para uma estabilidade e resistência adicional. 

A distância do tubo horizontal ao solo (standover) foi reduzida e na generalidade o objetivo foi baixar o centro de gravidade e gerar mais espaço para o movimento das pernas, facilitando as manobras. A geometria da Karbo foi otimizada em todos os tamanhos, tendo o setor traseiro sido reduzido (escoras de 438 mm), para uma posição equilibrada. 

 

O amortecedor traseiro tem 160 mm de curso, com fixação trunnion (205x65 mm) e está mais protegido e parcialmente oculto. Aliás, esta solução já foi adotada noutro modelo da Olympia, mais concretamente no modelo Bullet. Isto também contribui para que a curva de compressão tenha maior progressividade, se compararmos com o modelo anterior. 

O anti-squat foi ligeiramente aumentado no SAG para evitar que o amortecedor se afunde excessivamente quando pedalamos, o que aumenta a tração nas subidas. 

Quanto à inclinação do tubo vertical, varia consoante o tamanho do quadro. Além disso, o ângulo pode ser modificado através de um Flip Chip. 

Tanto o Horst Link como o pivô principal têm rolamentos duplos, o que garante rigidez, resistência e precisão. E no caso do triângulo traseiro, este é mais resistente e robusto graças a um standard Boost 148 com eixo em aço. 

 

O equipamento de série inclui uma suspensão EXT Era V2 S com barras de 36 mm e 160 mm de curso (ou seja, mais 10 mm do que a versão anterior).

A cablagem é interna e as rodas são mistas (sistema mullet). 

 

MOTOR OLI EDGE

A nova Karbo traz o motor Oli Edge que é mais compacto e potente (90 Nm), quadriplicando a força exercida nos pedais. 

A curva de entrega da assistência foi melhorada, sobretudo a nível de cadência (inferior a 50 rpm ou acima de 90 rpm). Os sensores do torque foram duplicados (agora são 4 em vez de 2), o que permite que o motor proporcione uma entrega de potência fluida, sobretudo nas zonas mais técnicas e ao mesmo tempo otimiza o consumo da bateria. 

O sistema Vectorial Logic controla o comportamento do motor com a máxima precisão e adapta-o ao tipo de utilização e com uma ampla variedade de ajustes. 

O motor está equipado com o nível "R" que produz uma resposta instantânea quando pressionamos os pedais, debitando a potência máxima. A bateria fornecida de origem, a PowerNine (900 W/h) suporta consumos elevados e permite percorrer longas distâncias. Está perfeitamente integrada no tubo inferior e não tem um peso excessivo. Obviamente a sua principal característica é a autonomia que é muito superior à média, o que reduz o número de ciclos de carga, prolongando o período de eficiência das células. 

Como já deve ser do conhecimento geral, uma bateria que se carrega menos vezes, dura mais, e por isso mesmo esta bateria é muito cobiçada. Quanto ao tempo de carregamento, a marca anuncia 6 horas. 

Poderás saber mais detalhes aqui

Etiquetas:

Relacionados