O mundo dos capacetes está a viver uma revolução de há alguns anos a esta parte: novos sistemas de proteção rotacional, alertas, radares... A tecnologia está a dar um salto enorme e todos os avanços são bons desde que sejam a favor da nossa segurança.
A Briko segue essa tendência através do seu novo capacete Cerebellum One, um nome com duas intenções: por um lado, como é óbvio, este modelo pretende proteger o cérebro, por outro, o próprio capacete parece estar provido de um "cérebro" artificial.
Especialmente orientado para as nossas deslocações em estrada, o Cerebellum One integra de facto 7 funções inteligentes que visam a segurança e a proteção: espelho retrovisor, radar anticolisão, alerta de choque por SMS, gravação de vídeo e audio na cloud, alerta de desidratação, luz lateral e vídeos e imagens Full HD com câmara SD.
Estas funcionalidades necessitam de uma sincronização do nosso smartphone via app. O espelho pode ser partilhado com todos os ciclistas que viajam no mesmo grupo, enquanto os sensores de radar inteligentes integrados no capacete avaliam o possível risco de acidentes e colisões para alertar o utilizador. Além disso, se caíres, o Cerebellum One envia automaticamente uma mensagem de texto geolocalizado, enquanto a "caixa negra" guarda na cloud as imagens do momentos que antecederam e os que se seguiram ao impacto. No fundo são funcionalidades que são captadas no capacete, mas que são processadas no telemóvel. Este capacete inclui ainda um detetor de problemas de desidratação, cujo funcionamento ainda não temos dados, bem como o mencionado registo de imagens em HD para voltar a experimentar a volta ou para ajustar detalhes técnicos de condução.
Por agora a informação fornecida é escassa, mesmo no próprio site da marca: https://www.briko.com/cerebellum.
