comitium

O que é que há de novo na gama Fox 2019?

Uma marca como a Fox está em constante crescimento, e nos últimos anos surgiram novidades que fizeram com que seja atualmente a marca mais apetecível no mercado. A gama 2019 tem muito para oferecer, mantendo o seu nível habitual de qualidade de funcionamento com tecnologias de ponta.

Iván Mateos

O que é que há de novo na gama Fox 2019?
O que é que há de novo na gama Fox 2019?

O Step Cast cresce

A redução mágica de peso que a Fox 32 recebeu há dois anos e que a converteu numa das suspensões mais desejadas do mercado, extende-se agora ao modelo superior, a Fox 34.

Fox 34 SC

Tem um chassis completamente novo, com alterações sobretudo na parte exterior, visando não reduzir a envergadura total da suspensão e assim não perder rigidez nem compatibilidade com pneus mais largos. A 34 Step Cast 120 mm pesa 1.578g (pesámos na nossa própria balança) e oferece cursos de 100, 110 e 120 mm, pelo que consideramos que passará a ser a grande tendência nas bicicletas de XC-Maratonas mais agressivas e com maior curso, bem como das bicicletas de Trail mais leves. Na revista BIKE nº2 publicámos um extenso artigo sobre esta suspensão. 

 

pernas Fox

A 32 continua a dominar…

…por isso não recebe atualizações em 2019, mantendo a câmara EVOL introduzida nesta edição de 2018 e que lhe confere um comportamento muito mais sensível e suave na parte inicial do curso. 

Os cartuchos Fit4 estão presentes nas versões Factory, bem como o cartucho Grip2 na versão de entrada Performance. Em 2019 passará a existir mais uma cor: branco

novas fox

Live Valve

As suspensões inteligentes e autónomas vivem uma nova etapa com esta tecnologia criada pela Fox e desenvolvida nos desportos motorizados nos quais a Fox lidera no mundo das suspensões. Graças a um mecanismo de sensores ativos que fazem uma leitura 1.000 vezes por segundo, é capaz de modificar a resposta das suspensões, tanto do amortecedor como da suspensão dianteira, em nada mais nada menos do que 3 ms. 

live valve da fox

Esta tecnologia permite ser personalizada, nomeadamente quanto a níveis de dureza. E já está disponível em várias marcas como a Giant, a Niner ou a Pivot (que entrou recentemente em Portugal). Na próxima edição da revista BIKE (que estará nas bancas em meados de outubro) vamos contar-te todos os detalhes pois já testámos este sistema em exclusivo no nosso país. 

 

andamento com fox

Fox 36 estreia o Fit Grip 2

A suspensão que ganhou mais títulos a nível internacional no mundo do Enduro não ficou de braços cruzados à espera que a concorrência evoluísse. Por esse motivo, a gama de 2019 estreia o Fit Grip 2, um novo sistema hidráulico muito avançado que permite regular a compressão e a recuperação em alta e baixa velocidade de forma independente, contando com quatro regulações. 

fit grip 2

Os seus circuitos internos incluem um design novo das válvulas para dar mais suporte à compressão na fase inicial do curso, estreando, além disso, umas novas juntas que reduzem a fricção. Agora chega até aos 170 mm de curso no tamanho 29" e até aos 180 mm em 27,5". 

 

novas válvulas

Fox 49

O mundo do DH ficou rendido às rodas de 29 polegadas e a Fox 49 é a suspensão que mais ajudou a que esta mudança de mentalidades ocorresse. Mantém as baínhas de 40 mm de diâmetro e a sua irmã Fox 40 para bicicletas 27,5", com um curso de 203 mm, incorpora o novo cartucho Fit Grip 2, tal como a sua irmã "pequena" Fox 36. 

fox 49

Amortecedores refinados

O surgimento do Fox DPX2 na gama 2018 mudou por completo o paradigma deste tipo de produtos com curso intermédio para Trail e All Mountain. O seu funcionamento praticamente é equiparado ao do modelo X2, o qual oferece um rendimento excelente tanto em subidas muito técnicas, onde a tração é primordial, como em descidas mais abruptas. A Fox ouviu os pedidos dos seus clientes e atletas e em 2019 oferece a possibilidade de utilizar um comando remoto a partir do guiador

andamentos fox

O Fox X2 tem uma câmara de ar modificada, sendo agora capaz de alcançar pressões até 300 PSI para se adaptar melhor a bicicletas e utilizadores mais agressivos, algo que é reforçado por uma nova estrutura interna para um maior controlo nos momentos em que se esgota o curso. O seu depósito secundário está agora alojado num local distinto, de forma a podermos aceder melhor à sua válvula de ar, algo que era commplicado até agora em algumas configurações de sistemas de amortecimento e mais especificamente, em alguns quadros.

Agora os amortecedores estarão à venda também em medida métrica, multiplicando assim as possibilidades de adaptabilidade a uma infinidade de medidas no mercado. 

PENSANDO EM EBIKES

O segmento revolucionário no mercado nas últimas temporadas, no qual todos os fabricantes estão a apostar fortemente, as eBIKES, requer uns componentes à altura dos desafios. A Fox já contava com modelos específicos para estas bicicletas e agora aumentou a sua capacidade de produção destas suspensões específicas para e-MTB, havendo versões nas gamas 34 e 36. 

 

Nestas suspensões a principal diferença é o reforço das baínhas e das pontes em pontos críticos, acrescentando 30% de material, o que se repercute em maior durabilidade nas partes móveis e nos mecanismos internos. Estão disponíveis com cartucho de ar Fit Grip 2 nas versões Factory e Fit Grip nas Performance. As regulações internas foram otimizadas para uma utilização em Enduro, de modo a compensar o maior peso de todo o conjunto.