comitium

Exclusivo nacional: novidades DT Swiss

A marca vai mostrar no Eurobike as suas novas suspensões de médio e longo curso.

Exclusivo nacional: novidades DT Swiss
Exclusivo nacional: novidades DT Swiss

A relação da DT Swiss com o mundo das suspensões sempre esteve muito focada nos produtos muito leves e exclusivos, inevitavelmente orientados para o Cross Country e maratonas. De facto, os vencedores dos Jogos Olímpicos tanto na categoria masculina como feminina utilizaram suspensões desta marca. Mas para além das suspensóes ultraleves, a DT Swiss também fabricou várias opções de longo curso, que agora são reforçadas com a chegada do modelo 535. 

 

dt swiss 535

PURO ALL MOUNTAIN 

A nova suspensão F 535 ONE com a qual a DT Swiss começa uma nova etapa com uma plataforma completamente redesenhada, está disponível com cursos entre os 130 e os 160 mm. As tecnologias internas são novas e a sua utilização vai desde o Trail até ao Enduro, sendo perfeitamente compatível com bicicletas elétricas. A marca adota nesta suspensão um sistema misto que utiliza mola e câmara de ar, com o objetivo de encontrar o melhor dos dois mundos: sensibilidade perante pequenos amortecimentos, apoio no curso intermédio e resistência quando é preciso subir. Além disso, possui a simplicidade de ajuste do ar, uma tecnologia que denominaram Coilpair. 

No cartucho hidráulico é estreado um novo sistema (PlushPort), que tem um comportamento independente da velocidade, baseado numa válvula de abertura do circuito de compressão em baixa velocidade; assim, partindo de um controlo da compressão quase nulo (até 30% do curso), ao aumentar o consumo do curso à medida que recebemos um impacto, através de um piston flutuante, a válvula fecha-se progressivamente (entre 30 e 50%), aumentando a estabilidade e mantendo-nos no curso intermédio mais tempo, tudo isto sem comprometer a sensibilidade inicial. 

andamento nova dt swiss

Tudo isto é ajudado com uma câmara de ar de maior volume, tal como é tendência na indústria das suspensões, proporcionando um tacto linear, que podemos personalizar em termos de progressividade final através dos espaçadores de volume APT da própria marca. 

Estas novas tecnologias também estão presentes no novo amortecedor R 535 ONE, apesar de que neste o funcionamento é integralmente hidráulico, sendo bloqueável através de um manípulo. 

amortecedor dt swiss

PENSADA AO DETALHE

Não passam despercebidas as formas da suspensão F 353 ONE, que estreia linhas mais "orgânicas" e numa clara aposta na integração, com os botões ocultos debaixo de umas tampas na coroa superior. Estas podem ser desmontadas através de uma pequena chave Torx T10, que se encontra integrada no eixo da roda traseira, com a qual podemos ajustar os botões de recuperação e compressão. Agora a ponte de união entre as pernas passa a ter um desenho convencional na dianteira - até agora a DT Swiss apostava numa ponte na parte traseira -, bem como umas pernas de 35 mm que têm um tratamento de cor negra. Está disponível para rodas de 27,5 e 29/27,5 Plus, com pesos anunciados de 2.020 e 2.090g, respetivamente. O seu preço rondará os 1.150€ e existe a possibilidade de montar um controlo de compressão-bloqueio remoto.

O amortecedor, que pesa 266g, também estará disponível com um bloqueio remoto e o seu preço em Portugal deverá rondar os 430€

Sabe mais em www.holisticsuspension.dtswiss.com e em www.dtswiss.com.

 

Os melhores videos