comitium

Novas Roval Rapide: mudança de paradigma

A marca de rodas que pertence à Specialized renovou a gama Rapide de estrada, a qual tem perfis diferenciados - maiores à frente e menores atrás - mudando as normas aerodinâmicas estabelecidas até agora. 

José Luis Arce

Novas Roval Rapide
Novas Roval Rapide

Após 21 meses de estudos, testes e análises, a Roval apresentou uma renovada gama de rodas Rapide que rompe com os trâmites habituais. Se até agora o normal era a roda traseira ter o mesmo perfil da dianteira, a Roval inverte este conceito e apresentou três novos pares de rodas nas quais a dianteira tem mais perfil do que a traseira, para obter vantagens aerodinâmicas. 

Specialized Roval CLXIII 4

Como a parte dianteira da bicicleta está mais exposta ao ar, a Roval optou por criar rodas dianteiras mais aerodinâmicas e combiná-las com rodas traseiras mais ágeis e leves, para assim obter uma resposta mais rápida, bem como uma inércia e progressão favoráveis. Aliás, este conceito já está a ser usado em competição pelas equipas do WorldTour que patrocina. 

A carga aerodinâmica recai sobre a roda dianteira e a reatividade fica retida na traseira

Além desta alteração de perfil, as Roval Rapide têm um novo layout da fibra de carbono, bem como cubos com laterais de baixo perfil que são 50g mais leves. Além disso, incluem novos raios Continuous Composite que são mais planos e incluem inserções de titânio nas extremidades, fabricados pela Arris, que pesam 1,9g. 

Specialized Roval CLXIII 7

As rodas Tubeless possuem uma largura interna de 21 mm e lábios salientes para compatibilidade com qualquer pneu (embora estejam otimizadas para 28 mm) e permitem adotar pressões elevadas (ao contrário das rodas hookless). As paredes FlatStop são grossas, melhorando a resistência a furos por impacto. 

Specialized Roval FlatStop Bead Hooks Graphic

Quanto ao sistema Tubeless, as rodas Rapide satisfazem diversos standards de resistência, suportando um impacto de 40 joules contra algo afiado sem danos e aos 50 joules sofrem danos, mas não chegam a colapsar, permitindo ao ciclista parar sem segurança. Estes valores sobem até aos 60 e 70 joules quando o impacto é em algo arredondado.

RAPIDE CLX SPRINT

Desenvolvidas tendo como inspiração duas das retas mais emblemáticas do ciclismo mundial - a reta da Milão-San Remo e dos Campos Elíseos, na Volta a França - as novas CLX Sprint são, segundo os testes da Specialized, 18 centímetros mais rápidas num sprint de 250 metros do que as CLX II e 125g mais leves. 

Specialized Roval Sprint 5

Principais características:
Roda dianteira: 63 mm de perfil. 21 mm de largura interna. 35 mm de largura externa. 4,3 mm de espessura dos lábios. 
Roda traseira: 58 mm de perfil. 21 mm de largura interna. 34,4 mm de largura externa. 4,2 mm de espessura dos lábios.
Raios: Arris Continuous Composite. Terminais em titânio. 
Cabeças: alumínio (invisíveis). 
Cubos: Roval Low Flange. Center Lock. 
Rolamentos: cerâmicos DT Swiss Sinc. 
Cepo: DT Swiss 180 EXP de 36 dentes. 
Peso: 1.395 g (640 + 755 g). 
Preço: 3.498 € o par (1.499 + 1.999 €). 
 

RAPIDE CLX III

Estas são as rodas mais versáteis da gama e com menor diferença entre o perfil dianteiro e traseiro. Além disso, a Roval afirma que são as mais rápidas do mundo, embora mantenham o desempenho aerodinâmico das CLX II, mas sejam 215g mais leves do que estas. 

Specialized Roval CLXIII 2

Principais características:
Roda dianteira: 51 mm de perfil. 21 mm de largura interna. 35 mm de largura externa. 5,5 mm de espessura dos lábios. 
Roda traseira: 48 mm de perfil. 21 mm de largura interna. 31,3 mm de largura externa. 4,1 mm de espessura dos lábios. 
Raios: Arris Continuous Composite. Terminais de titânio. 
Cabeças: alumínio. 
Cubos: Roval Low Flange. Center Lock. 
Rolamentos: cerâmicos DT Swiss Sinc. 
Cepo: DT Swiss 180 EXP de 36 dentes. 
Peso: 1.305 g o par (600 + 705 g). 
Preço: 3.498 € (1.499 + 1.999 €). 

 

RAPIDE CL III

Segundo a marca, são as rodas mais rápidas na sua gama de preço e são, ao mesmo tempo, as mais baratas da coleção Rapide. Destinam-se a quem privilegia as vantagens aerodinâmicas, estabilidade na presença de vento e resistência a um preço mais acessível e ainda mais baixo do que as anteriores Rapide CLX II, sendo 35g mais leves do que estas. 

Specialized Roval CLIII 4

Principais características:
Roda dianteira: 51 mm de perfil. 21 mm de largura interna. 35 mm de largura externa. 5,5 mm de espessura dos lábios. 
Roda traseira: 48 mm de perfil. 21 mm de largura interna. 31,3 mm de largura externa. 4,1 mm de espessura dos lábios. 
Raios: DT Swiss Competition Race Straight Pull. 
Cabeças: alumínio.
Cubos: DT Swiss 350. Center Lock. 
Rolamentos: aço. 
Cepo: DT Swiss Star Ratchet de 36 dentes. 
Peso: 1.555 g o par (716 + 839 g). 
Preço: 1.798 € (849 + 949 €). 

 

Estas rodas já estão disponíveis nas lojas oficiais da Specialized e no site www.specialized.com.

Arquivado em:

Novas rodas Roval Control World Cup pesam menos de 1kg

Relacionado

Novas rodas Roval Control World Cup pesam menos de 1kg!

Specialized apresenta as novas rodas Roval Rapide CLX II Team

Relacionado

Specialized apresenta as novas rodas Roval Rapide CLX II Team

Specialized apresenta os novos S Works Torch Remco

Relacionado

Specialized apresenta os novos S-Works Torch Remco

Há duas novas montagens da Specialized Crux com SRAM XPLR AXS

Relacionado

Há duas novas montagens da Specialized Crux com SRAM XPLR AXS

Specialized Turbo Levo 4

Relacionado

Specialized Turbo Levo 4: agora ainda mais barata!

Specialized acaba de apresentar a S Works Tarmac SL8 Remco Golden Season

Relacionado

Specialized acaba de apresentar a S-Works Tarmac SL8 Remco Golden Season

Specialized apresenta a edição especial S Works Tarmac SL8 Red Bull Bora

Relacionado

Specialized apresenta a edição especial S-Works Tarmac SL8 Red Bull Bora

Já testámos a fundo a Specialized S Works Tarmac SL8

Relacionado

Já testámos a fundo a Specialized S-Works Tarmac SL8