Já conhecíamos a Amflow, a bicicleta que todos associamos ao revolucionário motor DJI, mas como o mundo das ebikes atravessa uma fase de grande expansão, começamos a ver mais montagens com este motor. A sofisticada marca espanhola UNNO acabou de apresentar a nova Mith, que inclui este DJI.
Os engenheiros da UNNO decidiram equipar esta bicicleta com o motor Avinox em plena fase de desenvolvimento, já com protótipos em teste. "Inicialmente começámos a testar a nova Mith com um motor diferente, mas tivemos a oportunidade de testar o DJI Avinox e apercebemo-nos de que é muito superior a qualquer outro sistema no mercado, além disso, permite-nos tornar a bicicleta muito mais compacta."
Para o desenvolvimento da nova Mith, com o inconfundível design estético de César Rojo, a marca passou de 135 conceitos iniciais para apenas 14 que foram refinados até ser escolhido somente um.
Com base neste conceito foram construídos três protótipos que foram analisados e testados até chegar a esta versão final em fibra de carbono. A equipa de desenvolvimento refere que percorreu mais de 5.500 km com esta bicicleta, subindo mais de 250.000 metros de desnível.
O objetivo no desenvolvimento desta bicicleta foi conseguir uma e-bike full power, mas com as sensações de um modelo relativamente leve. Tem 170/160 mm de curso, rodas mullet, pneus com carcaça de DH e pesa 21,2 kg.
Quanto ao motor, estas são as características principais:
- Modos de assistência: Auto, Eco, Trail, Turbo e Boost.
- Binário do motor: 70Nm (Eco), 105Nm (Auto, Trail, Turbo) e 120Nm (Boost).
- Potência: 250 W (nominal), 850 W (pico), 1000 W (máx.).
- Peso: 2,52 kg (unidade motriz), 2,87 kg (bateria de 600 Wh), 3,74 kg (bateria de 800 Wh).
- Carga rápida: 0-100% em aprox. 2h 25min (bateria de 800 Wh).
- Ecrã tátil OLED de 2 polegadas, 800 nits, 326 ppi.
MAIS NOVIDADES
Para além do motor DJI, a nova Mith tem um tubo vertical mais curto, mas permite inserir espigões telescópicos mais compridos em todos os tamanhos: 150 mm no tamanho S1, 180 mm no S2 e 210 mm no S3.
Por outro lado, é mais fácil aceder ao amortecedor, o que permite fazer ajustes e manutenções. Além disso, o quadro é compatível com amortecedores de mola.
Este termos de layout, o quadro volta a ter um acabamento em carbono Twil, tal como acontecia nos primeiros quadros que a UNNO colocou no mercado. Segundo a marca, este acabamento é mais resistente a impactos.
Há outro detalhe: a cablagem é tradicional em vez de ser totalmente interna. Isto facilita a manutenção e aumenta a durabilidade, mas pode não ser do agrado de todos.
A marca também desenvolveu uma nova proteção de borracha para a escora traseira e para o link inferior, que visa eliminar o ruído da corrente.
Para ganhar altura (do solo ao eixo pedaleiro), a bicicleta inclui cranques de 155 mm. Este modelo também incorpora guarda-lamas para proteger o amortecedor e os links, além de contar com rolamentos sobredimensionados e mais protegidos.
Mas há mais detalhes, como uma braçadeira de selim integrada, compatibilidade com bidões de até 750 ml, guia de corrente com superfície interna de borracha e disco traseiro de 200 mm que inclui ranhuras para incorporar o sensor de velocidade.
Por último, não podemos deixar de mencionar a garantia vitalícia dos quadros Mith.
CINEMÁTICA DO SISTEMA DE AMORTECIMENTO
A cinemática do sistema traseiro destaca-se por uma parte inicial do curso (30%) com mais progressão para uma sensibilidade melhorada em pequenos impactos, enquanto os 70% restantes são menos progressivos.
MONTAGENS
MITH PRO
- Motor: DJI AVINOX
- Bateria: DJI 800Wh
- Ecrã: OLED táctil a cores de 2 polegadas, 800 nits, 326 ppi
- Suspensão: FOX 38 Factory, 170mm, 29”, GRIP X2, offset de 44mm
- Amortecedor: FOX Float X2 Factory, 230x65mm
- Espigão telescópico: ONEUP V3 180mm, 31.6mm - 22.2mm
- Direção: CANE CREEK 40, TPR-IS41/28.6/H9 | IS52/40
- Guiador: ONEUP V2 Carbon, diâmetro de 35mm, 800mm de comprimento, elevação de 35mm
- Avanço: ONEUP 42mm
- Punhos: ODI Elite Pro Lock-on (130mm)
- Roda dianteira: NEWMEN Phase 30 Carbon, Base, 29”, 28h, FADE SP 6B, 15x110
- Roda traseira: NEWMEN Phase 30 Carbon, Strong, 27.5”, 28h, FADE SP 6B, 12x148 XD
- Pneu dianteiro: SCHWALBE Magic Mary, Ultra Soft, Gravity Pro, TLR, 29” x 2.5”
- Pneu traseiro: SCHWALBE Magic Mary, Soft Evo, Gravity Pro, TLR, 27.5” x 2.5”
- Travões: FORMULA Cura 4
- Discos de travão: FORMULA - 203mm (dianteiro), 200mm (traseiro)
- Corrente: SRAM X0 T-Type, 120 elos
- Desviador: SRAM X0 Eagle AXS T-Type
- Manípulo: SRAM AXS Pod Rocker
- Cassete: SRAM X0, XS 1295 T-Type, 10-52t
- Cranques: E13 Helix Core e*spec, 155mm
- Prato: UNNO 36t
- Selim: FIZIK Terra Aidon X5, 145mm
- Carregador: DJI 508 W Fast-charging
- Tamanhos disponíveis: S1, S2, S3
- PVP: 11.995€
MITH RACE
- Motor: DJI AVINOX
- Bateria: DJI 800Wh
- Ecrã: OLED táctil a cores de 2 polegadas, 800 nits, 326 ppi
- Suspensão: FOX 38 Factory, 170mm, 29”, GRIP X2, offset de 44mm
- Amortecedor: FOX Float X Factory, 230x65mm
- Espigão telescópico: ONEUP V3 180mm, 31.6mm - 22.2mm
- Direção: CANE CREEK 40, TPR-IS41/28.6/H9 | IS52/40
- Guiador: ONEUP V2 Alloy, diâmetro de 35mm, 800mm de comprimento, elevação de 35mm
- Avanço: ONEUP 42mm
- Punhos: ODI Elite Pro Lock-on (130mm)
- Roda dianteira: NEWMEN Performance 30 Alloy, Base, 29”, 28h, FADE SP 6B, 15x110
- Roda traseira: NEWMEN Performance 30 Alloy, Strong, 27.5”, 28h, FADE SP 6B, 12x148 XD
- Pneu dianteiro: SCHWALBE Magic Mary, Ultra Soft, Gravity Pro, TLR, 29” x 2.5”
- Pneu traseiro: SCHWALBE Magic Mary, Soft Evo, Gravity Pro, TLR, 27.5” x 2.5”
- Travões: FORMULA Cura 4
- Discos: FORMULA - 203mm (dianteiro), 200mm (traseiro)
- Corrente: SRAM 70 T-Type, 120 elos
- Desviador: SRAM S1000 Eagle AXS T-Type
- Manípulo: SRAM AXS Pod Rocker
- Cassete: SRAM 70, XS 1270 T-Type, 10-52t
- Cranques: E13 Helix Core e*spec, 155mm
- Prato: UNNO 36t
- Selim: FIZIK Terra Aidon X5, 145mm
- Carregador: DJI 508 W Fast-charging
- Tamanhos disponíveis: S1, S2, S3
- PVP: 9.995€
Poderás encontrar mais informações em www.unno.com.