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Nova roda lenticular Zipp Super 9: mais aerodinâmica e leve

Esta roda lenticular da Zipp destina-se a contrarrelógio e triatlo e pretende ajudar a atingir velocidades muito elevadas e, ao mesmo tempo, poupar watts. 

JAIME MENÉNDEZ DE LUARCA

1 minuto

Nova roda lenticular Zipp Super 9

A Zipp apresentou a sua nova roda lenticular Super9 que foi melhorada em dois aspetos fundamentais: a aerodinâmica (embora a versão anterior já fosse altamente eficiente) e o peso (esta nova versão pesa 1.050 gramas). 

O peso neste tipo de rodas lenticulares foi sempre alvo de debate, mas as equipas WorldTour, que possuem mais recursos financeiros e têm a possibilidade de estudar estes pormenores, chegaram à conclusão que embora numa subida de 10 km a uma média de 10% esta roda - que é 200g mais pesada do que uma roda de competição não lenticular - proporcione uma diferença de 6 segundos, num percurso plano a vantagem a favor da lenticular é muito maior. No entanto, o ciclismo é uma modalidade onde todos os aspetos contam e o peso é sem dúvida um critério fundamental, portanto a redução de 100 gramas no peso face à versão anterior é obviamente um ponto a favor. 

Estas rodas foram testadas em condições reais e num túnel de vento durante 32 horas, otimizando o Drag, especialmente nos Yaw mais laterais. 

A roda tem um formato hookless e foi otimizada para pneus de 28 mm, sendo obrigatório respeitar escrupulosamente a pressão máxima de 5 bares. 

Os rolamentos do cubo ZR1 são cerâmicos com 66 pontos de engate no cepo. 

É claramente a roda da ZIpp mais aerodinâmica e mais rápida, com uma largura de 30 mm, um valor inédito no mercado de estrada, permitindo utilizar pneus de 28 mm com pressões baixas (por exemplo, 4 bares). 

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