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Nova BH iAerolight: aerodinamicamente assistida

A nova iAerolight tem o mesmo design, geometria e desempenho da BH Aerolight, mas conta com assistência elétrica. 

JOSÉ LUIS ARCE. FOTOS: BH

2 minutos

Nova BH iAerolight

Este modelo possui um quadro em fibra de carbono HCIM (Hollow Core Internal Molding) que garante rigidez e incorpora um pequeno motor elétrico BH2EXMAG II que desenvolve 250 W de potência e gera até 65 Nm de torque máximo. Esta assistência melhora consideravelmente a experiência do utilizador e o motor sofreu melhorias, incluindo conetividade Bluetooth e compatibilidade com dispositivos Garmin. 

A segunda geração do motor BH2EXMAG tem quatro níveis de assistência: Eco, Eco+, Sport e Boost. Possui um sensor de velocidade integrado que oferece uma melhor sensibilidade, o qual em parceria com um sensor telemétrico, proporciona uma assistência suave e progressiva, sem fricção quando pedalamos sem assistência. 

Incorpora canais de ventilação laterais que ajudam a dissipar o calor e conta com duas baterias: a principal está alojada no tubo diagonal e tem uma capacidade de 410 Wh (até 125 km de autonomia), a segunda é opcional (denominada XPro) e é conetada diretamente ao motor a partir de uma porta estanque Plug & Ride no porta-bidon vertical, adicionando 180 Wh de capacidade e 55 km de autonomia. 

O controlo da assistência e do estado da bateria é realizado através de um ecrã integrado no avanço denominado iAerolight Heart, o qual conta com um botão para ajustar o grau de assistência (facilmente identificável através de LEDs). Além disso, a aplicação BH iConnect (disponível para Android e iOS) permite conetar a iAerolight ao smartphone através de Bluetooth e realizar ajustes e personalizações. 

O motor pesa 2,1 kg e está alojado junto à caixa do pedaleiro, contribuindo para um centro de gravidade baixo, repercutindo-se numa maior estabilidade, controlo e capacidade de reação. E como tem escoras curtas, a rigidez do triângulo traseiro está assegurada, ajudando também a dissipar as vibrações do asfalto. O quadro possui formas aerodinâmicas Kamm Tail e também a forqueta Air Bow possui propriedades aerodinâmicas e absorventes. 

O sistema ACR oferece uma cablagem completamente interna e o próprio aperto do espigão de selim está integrado no formato do quadro. Adicionalmente, o cockpit integrado em carbono assegura uma limpeza visual impressionante, sem cabos à vista. 

Os apertos Quick Levers, cuja alavanca fica escondida no interior, permitem retirar as rodas sem recorrer a ferramentas. Por falar nisso, a luz traseira Planck também dispensa ferramentas na sua instalação, já que fica alojada no tubo de selim através de ímans. 

A nova BH iAerolight está disponível em três tamanhos (S, M, L), cinco cores e permite montar grupos convencionais com transmissões de dois pratos, existindo três opções: iAerolight Pro 1.9 com grupo Shimano Dura-Ace Di2 (9.699,90 €), iAerolight Pro 1.8 com Shimano Ultegra Di2 (7.899,90 €), e iAerolight Pro 1.7 com Shimano 105 Di2 (6.799,90 €).

Aerolight Pro 1.9

Aerolight Pro 1.8

Aerolight Pro 1.7

Podes conhecer a renovada iAerolight aqui

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