Notícias

Nino Schurter anunciou a sua retirada

O melhor betetista de todos os tempos, Nino Schurter, vai participar na sua última Taça do Mundo em Lenzerheide, além de ter confirmado que estará nos Campeonatos do Mundo em Crans Montana.

Carlos Pinto e Miguel Lorenzo

1 minuto

Nino Schurter anunciou a sua retirada

Nino Schurter bateu todos os recordes, tanto em Campeonatos do Mundo como em Taças do Mundo. Por isso mesmo, merece o estatuto de lenda, pelo seu carisma, inovação, capacidade de superação e, obviamente, pelo seu palmarés.

Durante os últimos 20 anos representou a equipa Scott-SRAM e enfrentou atletas de grande nível como Julien Absalon ou Jaroslav Kulhavy, adaptando-se às novidades e ajudando as marcas a implementar novas tecnologias. Uma das temporadas marcou definitivamente o seu legado: em 2017 venceu todas as provas da Taça do Mundo e o Mundial.

O suíço mesmo nas derrotas nunca atirava a toalha ao chão. Um dos exemplos ocorreu precisamente no nosso país, mais precisamente no Europeu de Melgaço. Mesmo após cair e ficar fora da luta pelas medalhas, lutou até ao fim e nunca negou um autógrafo ou uma selfie. 

Em 2024, após o ciclo olímpico, muitos achavam que se iria retirar de imediato, mas o Nino surpreendeu tudo e todos anunciando que iria competir mais um ano. Talvez estivesse à espera do Mundial que vai decorrer no seu país (Crans Montana), para uma despedida perfeita.

Hoje o suíço anunciou que este será o seu último ano e nem sequer vai completar a totalidade da Taça do Mundo, abdicando das provas norte-americanas.

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

A post shared by Nino Schurter (@nschurter)

 

UMA LENDA TÍMIDA, MAS FELIZ

Ao longo dos últimos anos estivemos com o Nino inúmeras vezes. Não só em competições, mas também em eventos das marcas que o patrocinam. Também estivemos em alguns estágios e num deles, em Itália, onde Thomas Frischknecht - o seu diretor desportivo - tem uma vinha e uma casa, passámos alguns dias a conviver com ambos.

O Nino é uma pessoa tranquila, que não gosta de demasiado protagonismo, sobretudo quando está fora da bicicleta. Gosta de comer, aprecia um bom vinho e quando ganha a confiança da pessoa, fica mais extrovertido. 

Ele adora competir e não temos dúvidas de que, embora tenha anunciado que vai deixar a alta competição, vai procurar outra modalidade. Eventualmente o gravel. 

Relacionados