O eritreo da Burgos Burpellet BH Merhawi Kudus sofreu uma queda no passado domingo (2 de Fevereiro) durante o Grande Prémio La Marsellesa em França. Numa das descidas, caiu desamparado e teve de ser transportado de ambulância para o hospital mais próximo. Entretanto, a sua equipa já deu mais detalhes do estado de saúde do ciclista.
Segundo o comunicado enviado pela sua equipa, os primeiros exames médicos revelaram várias fraturas ósseas e um pneumotórax. Kudus foi transferido para a unidade de cuidados intensivos de outro hospital de Marselha, onde foram realizados mais exames, que confirmaram as fraturas nas costelas, vértebras lombares e sacro, bem como uma contusão pulmonar com hemopneumotórax.
Esta semana, Merhawi Kudus vai ser transferido para o Hospital de Burgos, onde continuará o processo de recuperação. "Por enquanto vamos adotar um tratamento conservador, esperando que a evolução seja positiva, evitando uma cirurgia. O ciclista vai estar um tempo considerável afastado da competição, portanto não vamos estabelecer por enquanto um período estimado de baixa", confirmou a equipa.
A Burgos Burpellet BH explicou que só informou agora do estado de saúde do ciclista por pedido expresso do próprio, dado que esteve vários dias sem poder contatar a sua família na Eritreia.
Merhawi Kudus tem 31 anos, já viveu em Portugal, e este ano assinou contrato com a Burgos Burpellet BH após ter estado na formação continental Terengganu Cycling Team. Antes, esteve oito temporadas consecutivas no WorldTour, nas equipas Dimension Data (2016 a 2018), Astana (2019 a 2021) e EF Education-EasyPost (2022 e 2023).
O trepador eritreo estreou-se com as cores da formação espanhola na Clássica Camp de Morvedre, onde terminou em 7º lugar, e depois participou no Grande Prémio Castellón, na Clássica Comunitat Valenciana 1969 e nos Troféus do Challenge Mallorca (Trofeo Calvià e Serra de Tramuntana). Estas corridas antecederam o Grande Prémio La Marsellesa.