Notícias

Mercado de transferências: Milan para a Lidl-Trek; três reforços para a Groupama-FDJ…

O sprinter italiano de 22 anos - vencedor da maglia ciclamino no último Giro - vai correr pela equipa americana até 2026. Clément Russo, Sven Erik Bystrøm e Rémy Rochas assinam pela Groupama-FDJ, e o jovem italiano Davide De Pretto junta-se à Jayco AlUla.

REVISTA CICLISMO A FUNDO / FOto: LIDL TREK

2 minutos

Jonathan Milan fica na Lidl Trek até 2026

O mercado de transferências, que abriu oficialmente a 1 de agosto, continua muito ativo. A Lidl-Trek confirmou a contratação até 2026 do sprinter italiano Jonathan Milan (22 anos), atualmente na Bahrain Victorious.

Esta época, Milan deu o passo definitivo que o confirma como um dos jovens sprinters mais promissores do pelotão ao conquistar a maglia ciclamino na classificação por pontos do Giro d'Italia, uma corrida em que conseguiu uma vitória de etapa, em Sal Salvo, e quatro segundos lugares. O italiano acabou por vencer a classificação por pontos à frente de Derek Gee, Michael Matthews e Mark Cavendish.

Milan correu a partir de 2019 na equipa continental Cycling Team Friuli, da qual deu o salto para o WorldTour em 2021, pela mão da Bahrain Victorious, onde militou nestas últimas três épocas, alcançando quatro vitórias: duas etapas na CRO Race 2022, uma etapa no Saudi Tour deste ano e o já referido triunfo no Giro d'Italia.  

Para além dos seus resultados na estrada, as proezas de Milan estendem-se à pista, onde ganhou uma medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 na perseguição por equipas, bem como o ouro na mesma disciplina nos Campeonatos do Mundo de 2021. Este domingo, conquistou o bronze na prova de perseguição individual nos Campeonatos do Mundo de Glasgow, que foi brilhantemente vencida pelo compatriota Filippo Ganna.  

"O Jonathan é um ciclista que seguimos há muito tempo", afirmou Luca Guercilena, diretor-geral da Lidl-Trek. "Os seus resultados no Giro são a prova do seu excecional talento e confirmam as suas capacidades. Acreditamos que ele está pronto para feitos ainda maiores e, com o apoio da Lidl-Trek, tem o potencial para se tornar um dos melhores ciclistas do mundo. A sua dedicação e valores alinham-se perfeitamente com o espírito da nossa equipa”.

TRÊS REFORÇOS PARA A GROUPAMA-FDJ

A Groupama-FDJ anunciou três novas contratações para as próximas duas épocas: os franceses Clement Russo (28 anos; Arkéa Samsic) e Rémy Rochas (27 anos; Cofidis), e o norueguês Sven Erik Bystrøm (31 anos; Intermarché - Circus - Wanty).

Os três assinaram com a formação francesa para as duas próximas épocas (2024 e 2025), tornando-se os primeiros reforços de uma equipa que já tem cinco saídas confirmadas: Thibaut Pinot e Matthieu Ladagnous, que penduram as suas bicicletas no final do ano, Arnaud Démare, que se juntou à Arkéa a 1 de agosto, Miles Scotson, que seguirá as pisadas de Démare e se juntará à Arkéa - B&B Hotels em 2024, e Michael Storer, que irá correr pela Tudor Pro Cycling Team. 

DAVIDE DE PRETTO, JOVEM TALENTO DA JAYCO ALULA

A Team Jayco AlUla continua a olhar para o futuro e com a ideia de acrescentar jovens talentos ao seu plantel anuncia a incorporação, em 2024, com um contrato neo-profissional de dois anos, do italiano Davide De Pretto, de 21 anos. 

O italiano foi estagiário do Jayco AlUla no final da época de 2022 e a direção da equipa acompanhou de perto o seu progresso durante uma época de 2023 bem sucedida, na qual acumulou uma série de vitórias e pódios em corridas de sub-23, confirmando o seu potencial.

"Uma vitória na classificação por pontos no Giro Next Gen 2023 e um lugar no pódio no U23 Liège-Bastogne-Liège, juntamente com vitórias no GP General Store e no Trofeo Alcide DeGasperi, para citar apenas alguns, demonstram o talento bruto e o enorme potencial de De Pretto", disse a equipa australiana. Em 2022, Davide de Pretto terminou em terceiro lugar no Campeonato da Europa de Sub23, atrás do alemão Felix Engelhardt - que também corre pela Jayco AlUla - e do checo Mathias Vacek (Lidl-Trek). 

Etiquetas:

Relacionados