Uma queda durante o Granfondo des Lacs de l´Eau d´Heure, que decorreu no sábado na Bélgica, obrigou à suspensão do evento devido à quantidade de ciclistas implicados (47). Sete deles tiveram de ser hospitalizados, um deles em estado grave, embora não corra perigo de vida.
Foi a primeira edição deste Granfondo com a chancela da União Ciclista Internacional que teve a participação de mais de 2.000 participantes divididos por grupos de idade. Após o tiro de partida, na região da Valónia, os ciclistas rolavam a grande velocidade (50 km/h) e ao quílómetro 8,5 várias dezenas de ciclistas envolveram-se na queda.
Um dos participantes disse à VRT que o acidente aconteceu porque alguém deu um empurrão noutro ciclista, fazendo-o cair, o que fez com que os restantes atrás dele caíssem a grande velocidade.
A organização suspendeu de imediato o evento perante o elevado número de implicados no acidente, que exigiu a chamada de todos os meios de socorro disponíveis. Havia quatro ambulâncias, dois médicos de urgência e posteriormente chegaram mais equipas médicas após a Polícia agilizar o acesso à zona.
Segundo a organização foi impossível retomar o evento, dado que todos os meios de emergência disponíveis estavam alocados a esta queda.