Já passaram quase 30 anos desde que John Tomac, provavelmente o corredor mais carismático da história do BTT, revolucionou o incipiente mundo das bicicletas todo o terreno com a sua primeira Yeti com guiador de estrada, com a qual começou a competir no circuito americano NORBA em 1989. Tomac usava mudanças de ciclocrosse nas extremidades do guiador bem como correias em vez de pedais automáticos, pois só surgiram no ano seguinte.
No ano seguinte, em 91, Tomac assinou contrato com a Raleigh (e pela Motorola em estrada) e no seu primeiro ano com a nova marca continuou a utiizar o guiador de estrada, sendo nessa altura o único a fazê-lo.
Imediatamente depois Tomac decidiu abandonar o guiador de estrada e voltou a usar o guiador reto, ganhando o seu primeiro mundial oficial em Itália em XC, tendo sido segundo em downhill (atrás do suíço Albert Iten).
O que é feito de John Tomac?
Se pesquisares o nome Tomac no Google, as primeiras páginas que aparecem referem-se ao seu filho, Eli Tomac, uma das grandes estrelas do motocross. Contudo, John Tomac continua ligado ao mundo as bicicletas e não perdeu o seu inconfundível estilo, como se pode ver neste vídeo da marca de capacetes Bell.