É com alguma expectativa que se aguarda o início da edição 51 da Volta ao Algarve, após a primeira etapa da edição de 2025 ter sido anulada pelos comissários devido a um engano da trajetória dos ciclistas na parte final.
A prova mantém o formato de cinco etapas com um contrarrelógio pelo meio. A primeira etapa vai começar em Vila Real de Santo António no dia 18 de fevereiro, uma novidade em relação aos últimos anos, numa etapa que irá culminar na habitual chegada ao sprint em Tavira.
No dia seguinte, os melhores ciclistas do mundo partem de Portimão com destino a Fóia, na Serra de Monchique, para a primeira chegada em alto da prova.
Uma das novidades da edição de 2026 será o contrarrelógio individual da terceira etapa da prova algarvia. O início e o final serão em Vilamoura, no município de Loulé, com o pelotão a passar por Quarteira no seu trajeto.
No sábado, os ciclistas vão fazer a ligação entre Albufeira e Lagos para nova chegada emocionante que deverá culminar num sprint.
Domingo será o dia de todas as decisões e o cenário não podia ser melhor. A etapa arranca de Faro rumo ao Alto do Malhão, que, em 2025, acolheu o contrarrelógio final.
O percurso completo, com todas as novidades, quilómetros e altimetria será revelado em breve. Para já, estão confirmadas as cidades de partida e chegada das cinco etapas da prova algarvia que conta já com a confirmação da presença da UAE Team Emirates-XRG, melhor equipa do Mundo em 2025.
Tudo indica que os portugueses que fazem parte desta equipa - António Morgado, João Almeida, Ivo Oliveira e Rui Oliveira - vão estar presentes na prova.
