Já foi detido o indivíduo que apunhalou o ex-ciclista Marlon Pérez (que representou em 2008 e 2009 a Caisse D´Epargne), após uma discussão. Edison Arley Posada feriu mortalmente Marlon Pérez e foi acusado formalmente pelo juiz de homicídio agravado.
Lembramos que Marlon Pérez venceu a prova por pontos no Mundial de pista que decorreu no Equador em 1994 e representou a equipa Caisse D´Epargne. Antes esteve na equipa Selle Italia, mais tarde foi para a Team Tenax (2006) e antes de ingressar na Caisse D´Epargne representou a Universal Caffé (2007).
Também foi três vezes campeão nacional de contrarrelógio e ganhou seis etapas na Volta à Colômbia. Além disso, representou o seu país em três edições dos Jogos Olímpicos (Atlanta 1996, Sidney 2000 e Atenas 2004) e nos Jogos Paralímpicos (Tóquio 2020). Pérez também ajudou vários ciclistas colombianos a ingressar em equipas europeias, incluindo Rigoberto Urán.
Relativamente a este caso fatal, várias testemunhas viram ambos a conversar durante várias horas num estabelecimento comercial, ocorrendo posteriormente uma discussão devido a um tema pessoal. Depois saíram desse estabelecimento e enquanto caminhavam na via pública, Edison Arley Posada terá atacado o ciclista com uma faca.
Pérez foi levado de urgência para o hospital, mas morreu devido a um golpe profundo no pescoço. O suspeito fugiu do local e foi capturado alguns dias depois.