Três subidas à basílica de Sacre-Coeur, no alto de Montmartre (a mais alta de Paris) serão as principais dificuldades da prova em linha dos Jogos Olímpicos de 2024. O percurso decorrerá na capital francesa e terá 273 km na categoria masculina e 158 km na feminina.
O percurso é duro, mas sem ser excessivo e vai terminar num circuito nas ruas de Paris, tendo como ponto mais importante a subida a Montmartre (1 km a 6,5% de desnível).
A prova masculina vai decorrer no dia 3 de Agosto e a feminina um dia mais tarde. O tiro de partida será dado em Trocadero, em frente à torre Eiffel e a chegada será na mesma zona.
Em termos de acumulado de subida, a prova masculina terá 2.800 metros e a feminina 1.700 metros. O pelotão vai passar em zonas emblemáticas da cidade, como o Palácio de Versalles e está a ser preparado um protocolo de segurança sem precedentes.
O pelotão masculino vai enfrentar dez subidas, todas elas de baixa dificuldade, enquanto as mulheres encontrarão apenas seis. Só 20 km terão uma percentagem igual ou superior a 5% de desnível e só 1,8 km estarão acima de 9%.
Quanto à prova de contrarrelógio, tanto a masculina como a feminina, será decidida num circuito de 32,4 km que vai começar em frente ao Palácio dos Inválidos, rumando a Este, em direção ao bosque de Vincennes, voltando depois novamente para o local de partida.
Será um percurso totalmente plano, ideal para os especialistas puros.