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Já conheces o sistema de amortecimento da Niner?

O sistema CVA patentado pela Niner dá carácter ao seu sistema de amortecimento, e em modelos como a RIP 9 RDO, combina indicadores de sag e flip chips permitindo um alto grau de personalização.

Ivan Mateos // FOTOS: Alejandro Cubino

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Já conheces o sistema de amortecimento da Niner?
O sistema de amortecimento CVA (Constantly Varying Arc) foi patentado em 2011 pela Niner. É do tipo dual link, habitualmente chamado pivô virtual, em que os dois links articulam para dar movimento ao basculante. Durante a compressão do amortecedor, o link inferior sobe, mas perante as forças de pedalada ele desce. A este movimento oposto à absorção do amortecedor é dado o nome de anti-squat (anti-afundamento) e na Niner Rip 9 RDO está calculado para que seja o mais preciso possível, para equilibrar o amortecedor até ao ponto de sag (à volta dos 30% do curso do amortecedor).   
 

Até ao ponto de sag o comprimento da corrente anda à volta dos 75% do total, e isto resume-se ao facto de que o amortecedor se mantém controlado em termos de oscilações até esse ponto de sag (através da tensão da corrente) e a partir daí, fica liberto, para favorecer uma absorção livre de forças opostas. 

Na Niner Rip 9 RDO a durabilidade foi um dos pontos alvo, incorporando rolamentos mais resistentes e um novo protetor no link inferior. 

Identidade dupla e regulação fácil

No mesmo link principal encontramos duas das qualidades principais da Rip 9 RDO: o indicador de sag e os flip chips para variar a geometria.

> O indicador de sag, localizado no pivô central do amortecedor, é uma ferramenta útil e eficaz para encontrar a regulação da pressão adequada ao nosso peso, à volta dos 30% do curso total do amortecedor. 

> Variando a posição dos flip chip (peças excêntricas, situadas na fixação das escoras e do link principal) é possível optar por duas geometrias diferenciadas: High e Low. Vem configurada de série no modo High (alto), para maior agilidade nos trilhos. Rodando os flip chip colocamos a geometria no modo Low (baixo): os ângulos de direção e selim ficam mais relaxados cerca de 1 grau, e o pedaleiro baixa cerca de 7 mm, adotando uma posição ideal para descidas, com um centro de gravidade mais baixo e mais estável. 

Poderás conhecer melhor este conceito e a Niner Rip 9 RDO no superteste que publicámos na Revista BIKE nº7, já nas bancas.

 

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