A Israel-Premier Tech vai mudar de nome e de imagem a partir de 1 de Janeiro de 2026, afastando-se "da sua atual identidade israelita", segundo um comunicado oficial da equipa.
Devido aos protestos que afetaram a Volta a Espanha e às manifestações um pouco por todo o mundo, bem como à insegurança quanto ao seu futuro, os responsáveis da equipa salientaram que "no desporto, o progresso requer sacrifícios, e este passo é essencial para assegurar o futuro da equipa".
Em provas como os Grandes Prémios do Quebec e de Montreal, a equipa usou a designação IPT, em vez do seu nome completo. Além disso, alguns dos seus patrocinadores mostraram preocupação devido à situação, salientando que os acordos poderiam ser reavaliados. Tanto a Factor Bikes como a Premier Tech exigiram mudanças e assim aconteceu.
Perante tudo o que aconteceu, a equipa vai desvincular-se de Israel, pelo menos formalmente.
Lembramos que a equipa foi fundada em 2015 com a designação Cycling Academy Team, com o intuito de ajudar jovens ciclistas de países com pouca tradição no ciclismo, como Israel. Em 2017, a formação passou a chamar-se Israel Cycling Academy e desde 2022, a designação passou a ser Israel-Premier Tech.
"A equipa tem orgulho daquilo que conseguiu na estrada, mas ainda tem mais orgulho da cultura que construiu. Esta cultura foi a base que permitiu superar os desafios dos últimos meses, apoiando firmemente os seus ciclistas e staff durante um período incrivelmente difícil. Ao longo deste tempo, os proprietários e os responsáveis da equipa reconheceram que era necessário uma mudança".
No comunicado também foi anunciado que Sylvan Adams, empresário canadiano e amigo pessoal do primeiro ministro de Israel Benjamin Netanyahu - o qual sempre deu a cara por este projeto - vai dar um passo atrás e deixará de falar em nome da equipa.
A nova designação da equipa será divulgada em breve e nós, claro, iremos divulgar em primeira mão. Em todo o caso, os responsáveis asseguraram uma coisa: o objetivo continuará a ser ajudar jovens talentos de todo o mundo.