comitium

Gostas de fotografar? Este artigo é para ti!

O Red Bull Illume - o maior concurso internacional de fotografia dedicado à temática dos desportos de ação e aventura - está de volta. As inscrições estão abertas até 31 de julho, convidando fotógrafos amadores e profissionais a apresentarem as suas propostas em 10 categorias distintas. Vários fotógrafos portugueses têm marcado presença regular.

Gostas de fotografar? Este artigo é para ti!
Gostas de fotografar? Este artigo é para ti!

O território dos desportos de ação e aventura representa um potencial cénico quase ilimitado, seja em terra, no ar ou na água. É este o tema central do Red Bull Illume, o maior concurso internacional de fotografia de desportos de ação que está de volta em 2021 para a sua sexta edição. Os destinatários são fotógrafos amadores e profissionais de todo o mundo, que têm até dia 31 de julho para selecionar e submeter os seus melhores trabalhos.

Todo o processo do Red Bull Illume decorre online, estando a competição organizada em dez categorias; Inovação (Innovation), Instagram (Best of Instagram - fotografias ou vídeos com a duração máxima de um minuto), Criatividade (Creative), Emergente (Emerging), Energia (Energy), Lifestyle, Playground, Arte (Masterpiece), RAW e História (Photo Story - novidade de 2021 com um slide-show de fotografias). As imagens devem ser submetidas em formato digital, mas podem ser captadas com qualquer tipo de câmera – incluindo com telemóvel ou tablet.

A missão de selecionar as melhores fotografias foi entregue a um júri internacional com cerca de 50 elementos, na sua maioria editores de títulos de prestígio como a National Geographic, GQ, Paris Match ou ainda das agências noticiosas Reuters e France Press.

Os fotógrafos portugueses têm marcado uma presença regular nas cinco edições do Red Bull Illume até agora realizadas, chegando inclusivamente a fazer parte da lista de finalistas. Em 2019, um total de 59 551 participantes apresentaram-se a concurso. O Top 250 dá origem a uma edição em livro, enquanto o Top 60 – com as 5 melhores imagens de cada categoria – é a base de uma exposição itinerante que marca a diferença por se apresentar no espaço público com enormes caixas de luz. A organização vai atribuir prémios no valor total de 100 mil euros. O anúncio dos vencedores está previsto para novembro.

Na página redbullillume.com é possível saber mais sobre as regras, as categorias e todos os detalhes deste concurso. Boa sorte!

Arquivado em: