Em 2020 a Ghost apresentou a Lector FS, a primeira bicicleta de suspensão total da marca destinada a XC. Trata-se de um modelo com tecnologias criadas pela própria marca e com avanços tecnológicos assinaláveis, como veremos neste artigo.
A marca alemã utiliza neste modelo o seu exclusivo sistema SuperFit que já está presente na Lector rígida. O SuperFit permite individualizar algumas das medidas mais importantes do quadro para cada um dos tamanhos (reach, comprimento das escoras, etc).
Esta tendência de usar diferentes medidas consoante o tamanho do quadro é uma das mais inovadoras dos últimos anos em quadros de topo, sendo a Ghost uma das marcas que apostou neste método desde o início.
Os cursos das suspensões também variam em função do tamanho. Enquanto, por exemplo, os tamanhos XS e S têm 100 mm na dianteira e 107 mm na traseira, os tamanhos M a XL contam com 120 mm à frente e 115 mm atrás.
INFINIDADE DE DETALHES
Este quadro utiliza o sistema de amortecimento Tractionlink de duplo link. Um sistema que não é o mais leve, mas que é, sem dúvida, um dos que oferece melhor rendimento.
A Lector FS incorpora um espigão telescópico Eightpins, uma das tendências atuais no XC moderno.
O basculante é formado por uma só peça de fibra de carbono e permite a passagem de pneus até 2.35". Mas há mais detalhes: a fixação para o travão traseiro Flat Mount é independente do quadro e inclui batentes internos na direção para limitar a rotação do guiador, evitando o impacto deste com o tubo horizontal. Além disso, é possível instalar no quadro dois porta-bidons, embora um deles na parte inferior do tubo superior. É sem dúvida um dos quadros mais competitivos do seu segmento.
Poderás saber mais detalhes em ghost-bikes.com.