Quem não se lembra das transmissões da Taça do Mundo de XC e DH no canal Eurosport? Foi assim que muitos começaram a ver a modalidade. Depois de alguns anos sem transmissão assegurada, devido ao abandono de patrocinadores de peso como a Volvo e a Grundig, a Red Bull tomou as rédeas e negociou um contrato plurianual que garantia a transmissão, em exclusivo, nos canais digitais deste grupo.
Todavia, tudo parece indicar que o cenário vai mudar em breve. A UCI esteve reunida com o grupo Discovery Sports em Montreux (Suíça), estando a negociar a organização e promoção da Taça do Mundo de BTT durante as próximas oito temporadas (de 2023 a 2030).
O Discovery Sports é uma empresa dentro do grupo Discovery (detentora dos canais Eurosport, entre outros) que gere vários eventos no ramo do ciclismo, automobilismo e motociclismo. Aliás, é a organizadora da nova Liga dos Campeões de Pista, lançada pela UCI.
A proposta do Discovery Sports envolve não só a organização das provas, mas também aspetos comerciais e desportivos, bem como a produção televisiva e transmissão da Taça do Mundo.
Apesar de os detalhes serem escassos, sabemos que a ideia é potenciar ainda mais o desenvolvimento do BTT (que parece ter perdido algum fulgor nos últimos anos em detrimento do ciclismo) e tentar arrecadar novos patrocinadores.
Quanto à Red Bull, empresa que durante os últimos 10 anos tem sido a "casa" dos fãs da Taça do Mundo de BTT, vai "passar a pasta" ao grupo Discovery no final deste ano.