Três dias após termos divulgado em primeira mão que Derek Gee pretendia abandonar a Israel-Premier Tech, com a qual tem contrato até 2028, surgiram mais novidades. O canadiano, através dos seus advogados, enviou à sociedade que detém a licença da Israel Premier Tech um aviso de rescisão de contrato e agora o próprio ciclista emitiu um comunicado onde refere que existem "razões legítimas" para esta tomada de decisão, embora não tenha referido os motivos. Segundo o próprio, "alguns assuntos tornaram insustentável a minha permanência".
Gee também refere que não assinou contrato com nenhuma equipa e que ponderou bem antes de avançar com esta rescisão.
Segundo vários jornalistas, como Daniel Benson e Ciro Scognamiglio, da Gazzetta dello Sport, o canadiano pretende ingressar na INEOS Grenadiers a partir de 2026.
Por seu lado, a Israel Premier Tech emitiu um comunicado onde assegura que recebeu esta notificação de forma inesperada, e vai defender os seus direitos legais através da UCI e dos advogados de ambas as partes.
Lembramos que o ciclista de 28 anos tem estado em grande nível esta temporada, tendo sido 4º classificado na geral da Volta a Itália. Além disso, venceu o Gran Camiño, foi 4º na Tirreno Adriático, 3º no Tour dos Alpes, e é o atual campeão do Canadá em ciclismo e vice-campeão em contrarrelógio.
Derek Gee representa a Israel Premier Tech desde 2023 e antes esteve uma temporada (2022) na equipa satélite, a Israel Cycling Academy.