A equipa Decathlon AG2R La Mondiale decidiu resindir o contrato do francês Franck Bonnamour, de 28 anos, que se encontra suspenso provisoriamente pela UCI desde o início de Fevereiro por "anomalias inexplicáveis no seu passaporte biológico".
A formação do escalão WorldTour explicou que "no dia 5 de Fevereiro de 2024, a União Ciclista Internacional informou a equipa de uma investigação e suspensão provisória de Franck Bonnamour pela violação das normas antidopagem. Esta suspensão ocorreu após os controlos antidoping realizados antes da sua chegada à equipa no dia 1 de Fevereiro de 2023. A equipa foi obrigada a rescindir antecipadamente o contrato laboral de Franck Bonnamour. A Decathlon AG2R La Mondiale defende a prática de ciclismo respeitando estritamente as normas éticas".
No seu comunicado, a Decathlon AG2R esclareceu que os controlos antidoping que levaram a esta suspensão ocorreram antes de o ciclista ingressar na equipa, numa altura em que tinha abandonado a B&B Hotels.
Lembramos que Bonnamour tem 28 anos, é natural de Lannon (França), foi campeão europeu júnior em 2013 e tornou-se ciclista profissional em 2016 na Fortuneo-Vital Concept (atual Arkéa-B&B Hotels), estrutura na qual permaneceu até 2020. Depois foi para a B&B Hotels, onde esteve em 2021 e 2022. Aliás, foi aqui que deu nas vistas durante a Volta a França de 2021, aparecendo constantemente em fugas e chegou a ser considerado o ciclista mais combativo.
Depois de esta equipa ter desaparecido em final de 2022, foi recrutado pela AG2R Citroen (atual Decathlon AG2R La Mondiale), tendo agora sido despedido. Esta temporada só competiu no Down Under Classic e no Santos Tour Down Under no mês de Janeiro. Em 2023, foi 6º no Grand Prix de Wallonie e 3º numa etapa da Volta ao Luxemburgo.