Apesar de o sistema Tubeless ser a norma na atualidade, as câmaras de ar não pararam de evoluir e dentro dos três tipos de câmara que podemos encontrar no mercado, as de TPU são as mais apreciadas pelo seu comportamento, especialmente pela leveza e reduzido volume quando estão dobradas, se compararmos com as de butilo e latex.
A Continental acabou de lançar no mercado o modelo ContiTPU, uma versão de última geração que pretende maximizar a retenção de ar e a durabilidade. Para tal, possui sete camadas seladas, cada uma delas com uma espessura muito fina, para a máxima estanquicidade, reduzindo as perdas de ar com a passagem do tempo.
E como cada detalhe conta, a marca decidiu não pintar as câmara de ar - como é habitual em outras marcas - para evitar imperfeições na superfície do material.
Os pesos oscilam entre 35 e 45 g dependendo do tamanho
O formato é ligeiramente cónico na base da válvula, para um melhor ajuste quando é colocada na roda e evitar movimentos e vibrações que possam provocar desgaste a longo prazo. Além disso, a válvula é compatível com o uso de extensores, caso usemos rodas com perfil elevado - sobretudo em estrada - e as cabeças são removíveis.
São fabricadas na Alemanha, tal como os pneus desta marca e com cada câmara de ar é fornecido um kit de reparação.
Estão disponíveis em diferentes tamanhos, tanto para BTT, como estrada e gravel, sendo compatíveis com larguras de pneu entre 25 e 60 mm (2.4"). Estes são os pesos anunciados para cada tamanho:
25/35 – 622: 35 g
40/60 – 622 (29”): 45 g
40/60 – 584 (27,5”): 43 g
Poderás encontrar mais informações em www.continental-tires.com.