A Red Bull não patrocina esta equipa por acaso. No contrato, estão programadas ativações da marca e esta é mais uma delas. Neste caso, um grupo de ciclistas da Red Bull-BORA fez algo inédito nos tempos modernos no aeródromo de Mallorca: rebocaram um planador e fizeram com que descolasse exclusivamente com a força humana.
O grupo de nove elementos foi liderado por Florian Lipowitz e aos comandos da avioneta estava Andy Hediger. O projeto desenvolvido pela Red Bull designado Pelotón TakeOff uniu a física, a aerodinâmica e a força humana.
Os ciclistas da WorldTeam alemã estavam ligados através de um mosquetão desenvolvido especificamente para este evento, o qual, por sua vez, estava ligado a um cabo de 150 metros. No aeródromo de Son Bonet, em Mallorca, atingiram 54 km/h, a velocidade mínima necessária para levantar voo e permitir a descolagem do planador, alcançando um pico acumulado de mais de 6.000 watts.
Além de Florian Lipowitz, participaram Callum Thornley, Davide Donati, Nico Denz, Jordi Meeus, Tim Van Dihke, Laurence Pithie, Gijs Schoonvelde e Adrien Boichis. Todos rolaram em formação compacta, sem a possibilidade de ver o planador levantar voo. Quanto ao piloto do planador, perdeu a referência visual do pelotão quando começou a ganhar altitude, atingindo os 100 metros.
VÊ AQUI O VÍDEO
O vídeo também está disponível no canal de Youtube da Red Bull Bike e demonstra que o ciclismo é muito mais do que rendimento individual. É a prova de que o trabalho coletivo é necessário para atingir feitos extraordinários.
