Já sabíamos que a Cervélo estava a preparar uma bicicleta de suspensão total, mas ainda não tínhamos muitas informações. Agora que a marca tornou oficial a informação de que vai ter uma equipa na Taça do Mundo de XCO com a mesma designação da equipa World Tour (ou seja, Jumbo-Visma), ficou evidente que afinal a marca terá à disposição dos atletas não uma, mas duas bicicletas durante esta época.
Uma será rígida (a ZHT-5) e a outra será de suspensão total (a ZFS-5). A equipa será composta pelo veterano Milan Vader, antigo campeão holandês de XCO e por Fem Van Empel, antiga Campeã do Mundo de ciclocrosse.
A versão de suspensão total tem um ângulo de direção com 67,8 graus, para a máxima precisão em situações de stress em competição, enquanto o ângulo de selim tem 76 graus, para uma aplicação eficiente da potência nos pedais. A geometria visa reações rápidas e uma resposta equilibrada e previsível em saltos, rock gardens e drops.
Quanto ao sistema de amortecimento adotado, é o fiável e ajustável flex-stay monopivô, mas este quadro tem uma particularidade. A Cervélo introduziu uma fixação flexível no travão traseiro, a qual interage com a flexão das escoras, evitando que, por exemplo, em caso de travagem extrema - como acontece regularmente em ambiente de competição, em que os travões sobreaquecem em demasia -, o disco fique a roçar indefenidamente numa pastilha.
Além disso, a marca estudou minuciosamente a disposição do carbono neste modelo, de modo a obter um quadro rígido onde necessário e absorvente nas zonas críticas.
Quanto ao eixo pedaleiro, a marca recorreu ao BSA de rosca, de modo a evitar problemas inesperados.
Ainda não são conhecidas as montagens disponíveis, cores e preços, só em Agosto teremos novidades. Lembramos que a Cervélo é distribuída em Portugal pela Bicimax.