Depois de a Rodi/Blackjack se ter convertido na primeira empresa em Portugal a produzir rodas de carbono, chegou a vez da empresa Carbon Team (fundada pela Rodi, Miranda, Ciclo Fapril, Bike Ahead e Art Collection) produzir quadros em fibra de carbono.
Numa altura em que a procura é muito e a oferta não está a conseguir acompanhar as encomendas, todo o setor está preocupado não só com a capacidade de produção, mas também com os prazos de entrega. Como todos sabemos, muitos produtos (incluindo de carbono, mas não só) são produzidos na Ásia, pelo que trazer a produção para a Europa é um passo óbvio.
Lembramos que Águeda alberga a moderníssima fábrica da Triangle´s, produtora de quadros em alumínio, fundada pelas mesmas três empresas que referimos: Rodi, Miranda e Ciclo Fapril.
No caso da Carbon Team, teve um investimento inicial de 8.4 milhões de euros. Conta com uma fábrica de 9.000 m2 em Campia, Vouzela, e segundo os responsáveis desta empresa, a produção anual pode chegar aos 25.000 quadros quando tudo estiver operacional. O investimento inclui maquinaria de ponta e caso seja necessário é possível expandir a fábrica por mais 7.000 m2.
Como objetivos imediatos, a Carbon Team pretende obter as certificações ISO 14001 e ISO 9001. Entretanto, a Carbon Team já desenvolveu o seu primeiro quadro em carbono juntamente com os seus parceiros Art Design e Bike Ahead. Trata-se de um quadro rígido monocoque que não requer colagem e que no tamanho M pesa cerca de 800 gramas. Este quadro já foi alvo de testes laboratoriais na Alemanha e já está devidamente certificado.
A fábrica já está em funcionamento e existem contatos com várias marcas para uma eventual produção dos seus quadros ou produtos em fibra de carbono pelo que o futuro parece bastante risonho.