Notícias

Cape Epic 2025: há várias alterações no percurso

A edição deste ano da prova sul africana Absa Cape Epic começa este domingo e o percurso sofreu várias alterações. Quase metade do trajeto é inédito. 

Miguel Lorenzo

2 minutos

Cape Epic 2025 há várias alterações no percurso

Estamos a poucas horas do início da prova Cape Epic 2025, que este ano sofreu várias alterações no percurso. Aproximadamente metade do trajeto (que no total tem 608 km e 16.500 metros de desnível) é inédito. 

Além disso, esta edição terá percursos mais perto dos centros urbanos, de modo a atrair mais espectadores. 

Há ainda outra novidade: na terceira jornada (após o prólogo e a primeira etapa), os atletas vão enfrentar um contrarrelógio não circular de 58 km, que pode determinar as classificações. 

 

 

AS ETAPAS

Domingo, 16 Março 2025
Propriedade vinícola de Meerendal, Durbanville
Distância: 27km
Desnível: 750m
Dificuldade: 
★★

Os icónicos trilhos de Meerendal, Fair Cape Dairies e Hoogekraal serão o palco do contrarrelógio inicial do Prólogo. Inclui subidas inclinadas, descidas amplas e zonas espetaculares para os espectadores assistirem a esta jornada. 

Segunda feira, 17 Março 2025
De Meerendal a Meerendal, Durbanville
Distância: 96km
Desnível: 2.450m
Dificuldade: 
★★★★

A primeira etapa oficial tem uma reputação difícil de esconder: é nela que as esperanças de algumas equipas de topo desaparecem por completo. Este ano não será exceção, dado que as subidas inclinadas consecutivas vão certamente deixar em evidência as debilidades dos atletas que não se prepararam devidamente. 

Terça feira, 18 Março 2025
Meerendal, de Durbanville a Fairview, Paarl
Distância: 58km
Desnível: 800m
Dificuldade: 
★★★1/2

Esta é uma das grandes novidades: um contrarrelógio do ponto A ao ponto B. Os primeiros e os últimos quilómetros serão em subida, e pelo meio os atletas vão encontrar caminhos em constante sobe e desce. O clima poderá ser decisivo. 

Quarta feira, 19 Março 2025
De Fairview a Fairview, Paarl
Distância: 92km
Desnível: 2.600m
Dificuldade: 
★★★★1/2

Será mais um dia repleto de trilhos espetaculares, mas igualmente desafiantes e com subidas inclinadas. Esta terceira etapa é, no fundo, uma jornada de transição. Uma boa performance na montanha de Paarl pode fazer toda a diferença na classificação geral. 

Quinta feira, 20 Março 2025
De Fairview a Fairview, Paarl
Distância: 74km
Desnível: 1.750m
Dificuldade: 
★★★1/2

Nesta etapa, o calor pode deixar os atletas em dificuldades, ainda por cima nesta zona repleta de granito, que absorve o calor e produz um microclima abrasador. 

Sexta Feira, 21 Março 2025
Fairview, Paarl a Lourensford Wine Estate, Somerset West
Distância: 103km
Desnível: 3.050m
Dificuldade: 
★★★★★

Esta será a etapa rainha devido à quilometragem, mas também às exigentes subidas. O percurso mistura caminhos de terra batida com singletracks, fazendo com que seja perfeito para ataques e contra-ataques. 

Sábado, 22 Março 2025
Propriedade vinícola de Lourensford, Somerset West
Distância: 92km
Desnível: 2.850m
Dificuldade: 
★★★★1/2

A penúltima etapa destaca-se pelos seus trilhos espetaculares que atravessam vinhas e pomares. Será vital saber escolher os pneus, dado que vão ser percorridos 21 tipos de solos distintos, desde argila vermelha até cascalho. 

Domingo, 23 Março 2025
Propriedade vinícola de Lourensford, Somerset West
Distância: 68km
Desnível: 2.250m
Dificuldade: 
★★★1/2

Neste último dia, não vai faltar diversão, sobretudo nos trilhos Ernie Els, Dornier e Helderberg Trails. A última descida - de rara beleza - vai levar os atletas até bem perto da zona urbana, fechando com chave de ouro a 21ª edição do Absa Cape Epic. 

Relacionados