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Já conheces a nova Cannondale com dois amortecedores?

O novo protótipo de uma bicicleta de downhill que a Cannondale está a desenvolver está quase pronto para ser estreado na Taça do Mundo.

Já conheces a nova Cannondale com dois amortecedores?
Já conheces a nova Cannondale com dois amortecedores?

10 anos depois de ter cancelado a produção de bicicletas de downhill (o último modelo que fabricaram foi a Judge em 2009), parece que a Cannondale volta ao DH, e aparentemente a marca vai fazê-lo em grande estilo. Estão a ser ultimados todos os detalhes da sua nova bicicleta de downhill que a Cannondale Factory Racing vai usar. 

E com alguma sorte, um dos protótipos será já usado nos Campeonatos Europeus de Downhill que vão decorrer no nosso país (nas Aldeias do Xisto).

A nova bicicleta de DH é um modelo conceptual, um protótipo desenhado exclusivamente para a equipa de competição e que não estará à venda (pelo menos nesta fase inicial). Aliás, a marca fez o mesmo em 1998 com a mítica Cannondale Fulcrum, a bicicleta com duas correntes e suspensão Headshock Moto de dupla coroa invertida que usaram David Vásquez, Myles Rockwell e Missy Giove. 

O seu novo design tem linhas mais fluidas do que a Fulcrum e aposta num sistema de amortecedor duplo, visando tornar o sistema de amortecimento mais independente, separando os dois amortecedores fisicamente, para que os reajustes de um não afetem ou impliquem a necessidade de reajustar o outro. 

Na parte superior do quadro de fibra de carbono situa-se o elemento elástico, o absorvente, que pode ser de mola ou de ar. A escolha de um ou de outro é, entre outros, uma das principais dúvidas atualmente. E é por isso que estão a ser feitos testes. 

A parte inferior do tubo diagonal esconde o elemento que amortece, ou seja, o hidráulico, situado numa perfuração do quadro, com acesso às regulações a partir da parte superior e protegido na parte inferior com uma tampa de fibra de carbono. 

Por enquanto só podemos dizer que a nova bicicleta de DH da Cannondale tem quadro em fibra de carbono Ballistec, rodas de 29" e articulação na parte traseira das escoras. Até ao momento o único corredor confirmado que irá usar esta bicicleta na Taça do Mundo é o galês Matt Simmonds. 

A telemetria é a parte científica, através da qual Luis Arraiz, engenheiro de suspensões e responsável do novo sistema de amortecimento LTS das GT Fury, Force e Sensor, analisa os dados da nova bicicleta.

Fica atento à revista BIKE Portugal pois publicaremos mais detalhes em exclusivo para Portugal. 

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