Após um tranquilo dia de descanso em Rapoula do Côa, onde aproveitámos para visitar, uma vez mais, a Praia Fluvial de Rapoula do Coa, retomámos a nossa aventura de bicicleta à volta de Portugal.
À medida que nos vamos aproximando do Norte deste nosso “pequeno" grande Portugal, os trilhos vão ganhando novos contornos e as subidas tornam-se cada vez mais desafiantes num cenário de sobe e desce constante, típico das serras mais a Norte. Pouco a pouco vamos entrando nas etapas mais duras do Bike Around Portugal!

Hoje deixámos para trás Rapoula do Côa com um céu azul meio envergonhado, o que nos possibilitou pedalar com temperaturas bem mais amenas e simpáticas para o comum dos ciclistas. Seguimos em direção ao Rio Côa e junto a ele pedalámos durante alguns quilómetros, num cenário de beleza inigualável. Já perto de Porto da Ovelha, atravessámos o rio e após uma desafiante subida seguimos em direção à fronteira.
Entre uma e outra aldeia quase perdida no meio do nada, chegámos a Castelo Bom. Com mais de 3000 anos de história e outrora um dos principais pontos estratégicos na delimitação de territórios dos antigos reinos de Leão e de Portugal, é hoje uma aldeia quase esquecida nas ruínas de um castelo. Infelizmente, apesar do seu composto passado, não integra na rota das Aldeias Históricas de Portugal, ainda assim é um local a não perder.

Com Espanha mesmo ao lado, continuámos até Almeida. Considerada uma das Aldeias Históricas de Portugal, apesar do seu singelo tamanho, esta é uma das vilas mais fortificadas de Portugal. Palco de inúmeras batalhas, possui uma fortaleza de características únicas, com o seu formato hexagonal, que visto de cima se assemelha a uma estrela.
Pedalando ou não pelas estrelas, atravessamos uma das suas magníficas entradas fortificadas e retomámos a nossa aventura. Quase a terminar o nosso dia, avistámos a Barragem de Santa Maria de Aguiar, tendo pouco depois alcançado o Convento de Santa Maria de Aguiar, onde vamos pernoitar. Recentemente restaurado, foi mandado edificar em 1174 por D. Afonso Henriques. No seu interior é possível percorrer parte da sua história bem como admirar uma das mais bem conservadas igrejas da Ordem de Cister.
Amanhã seguiremos até Freixo de Espada a Cinta, pedalando grande parte do dia ao longo do Parque Natural do Douro Internacional. Mais uma etapa magnifica a descobrir o melhor de Portugal.






