O que para alguns poderá ser visto como um milagre está prestes a acontecer na XDS Astana. A equipa cazaque poderá estar perto de manter a sua licença para os próximos três anos (2026 a 2028), algo que nem os próprios responsáveis acreditavam. Após duas temporadas medíocres, a equipa entrou no último dos três anos numa situação desesperada. Ocupava o 21º lugar do ranking UCI no conjunto dos três anos, com 13.563 pontos, a mais de 4.600 pontos da Cofidis - que estava no 18º posto, o último que assegura a permanência na categoria máxima - e a mais de 5.000 da equipa Picnic PostNL (17º, com 18.736 pontos). E logo acima tinham a Arkéa-B&B Hotels (19ª, com 15.874) e Uno-X Mobility (20ª, com 15.500).
Com o objetivo de salvaguardar a licença como equipa da categoria máxima, a XDS Astana reforçou-se este inverno com 14 contratações, incluindo ciclistas de alto nível como Diego Ulissi, Clément Champoussin, Wout Poels, Fausto Masnada, Sergio Higuita, Aaron Gate, Matteo Malucelli e Mike Teunissen.
Os bons resultados surgiram de imediato: Gate foi segundo na Cadel Evans Great Ocean Road Race, Christian Scaroni venceu a Classic Var e os Alpes Marítimos, além de ter ficado no pódio em outras provas importantes como a Clássica da Comunidade Valenciana, Troféo Calviá, Volta a Múrcia, Faun-Ardèche Classic, entre outras.
Os bons resultados foram replicados por outros ciclistas como Harold López, Matteo Malucelli, Simone Velasco, Champoussin e Harold Tejada, sobretudo na Grécia, Hainan, Itzulia e na Paris-Nice. Feitas as contas, a formação cazaque conseguiu superar a Uno-X e a Arkéa, aproximando-se bastante da Picnic PostNL, que atualmente ocupa a 18ª posição.
E na semana passa a XDS Astana deu um passo de gigante para manter a licença graças a uma acumulação de pontos na Volta à Turquia, Volta à Romandia e na clássica Lotto Famenne Ardenne. Wout Powels e Harold López dominaram a prova turca (acabaram em 1º e 2º), na Romandia Lorenzo Fortunato ganhou uma etapa e acabou em quarto da geral, e na clássica belga Max Kanter e Cees Bol conseguiram mais uma dobradinha para a equipa. Só no domingo somaram 931 pontos.
A XDS Astana é a terceira melhor equipa de 2025. Nesta temporada já somam 13 vitórias (três por parte de Scaroni, duas de Poels, López e Malucelli, e uma de Gate, Gonov, Fortunato e Kanter), 15 segundos lugares e 16 terceiros, num total de 7.482 pontos UCI... São mais 4.000 que a Cofidis e 5.000 que a Picnic PostNL. Só a UAE Emirates e a Lidl-Trek somaram mais pontos que a Astana esta temporada.
Neste preciso momento a equipa cazaque ocupa a 19ª posição do ranking no conjunto dos três anos com 21.092 pontos, a somente 160 da Picnic PostNL. A Cofidis está em 17º lugar, a 659 pontos.
Este autêntico milagre ainda pode ter um desfecho mais favorável, dado que faltam as três grandes voltas, que atribuem mais pontos do que as outras. Veremos o desfecho deste caso, até porque a Arkéa, uma das equipas com menos pontos, está numa situação financeira complicada e ainda não se sabe qual vai ser o seu futuro.