Volta a Portugal e Joaquim Agostinho confirmados pela UCI

As duas provas de cariz internacional já estão introduzidas no reformulado calendário internacional UCI para este ano e já estão confirmadas as datas oficiais.
Carlos Pinto
Volta a Portugal e Joaquim Agostinho confirmados pela UCI
Volta a Portugal e Joaquim Agostinho confirmados pela UCI

A UCI publicou a totalidade do calendário de provas para 2020. No caso das provas nacionais, apenas duas estão presentes: o Troféu Joaquim Agostinho, que decorrerá, como previsto, de 24 a 26 de julho (prova de categoria 2.2) e a Volta a Portugal Santander, agendada para 29 de julho a 9 de agosto (categoria 2.1). Falta ainda a autorização oficial das entidades portuguesas, nomeadamente no que diz respeito às condições sanitárias exigidas, a cargo da DGS e IPDJ.

A Podium, empresa que organiza a Volta a Portugal, está a trabalhar a todo o gás e já tem confirmada a presença de várias equipas estrangeiras, nomeadamente a alemã Team Bike Aid (Alemanha), a basca Euskatel Euskadi, a norte-americana Rally Cycling, as espanholas Burgos BH, Kern Pharma e Caja Rural - Seguros RGA, bem como a russa Lokosphinx. As equipas nacionais também já se estão a preparar e nas redes sociais têm surgido vídeos e fotografias de encorajamento.

Quanto ao restante calendário internacional, esta versão final inclui as provas masculinas e femininas de todas as categorias. As provas internacionais começam no dia 2 de julho, com o Sibiu Cycling Tour, na Roménia. Aqui é possível ver o calendário completo.

No total, há 91 eventos confirmados (61 masculinos Elite, 19 femininos Elite, 6 masculinos Sub-23, 4 masculinos Junior e 1 feminino Junior). Quanto ao escalão WorldTour, como já se sabia, só começará no mês de agosto, sendo a Strade Bianche a primeira prova, no dia 1 desse mês.