comitium

Mundiais de BTT cancelados. E agora?

Após a suspensão anunciada dos Campeonatos do Mundo de BTT, que se iriam realizar em Albstadt, como ficarão as coisas a partir de agora?

Revista BIKE

Mundiais de BTT cancelados. E agora?
Mundiais de BTT cancelados. E agora?

A pandemia do Covid 19 continua a dizimar os calendários desportivos a todos os níveis, e o plano internacional parecer ser o mais difícil de resolver. Primeiro, porque cada país está a marcar o seu próprio ritmo de desconfinamento e segundo porque a Organização Mundial de Saúde aponta os eventos de massas (como os eventos desportivos) como potenciais focos de propagação do vírus. Esta realidade coloca em perigo as previsões mais otimistas e isso é notório com o cancelamento diário de vários eventos internacionais. Um dos mais recentes foram os Campeonatos do Mundo de XCO que se iriam realizar em Albstadt (Alemanha). A decisão nem foi da própria UCI, mas sim dos responsáveis da localidade onde se iria realizar a prova e de altos dirigentes governamentais.

E AGORA?

A UCI está à procura de um novo local e data para a organização da prova. A premissa é óbvia: tem de ser ainda este ano, caso contrário será o primeiro ano na história em que não se realizam os Campeonatos do Mundo desde a sua fundação oficial, em Durango (em 1990). Não será certamente uma tarefa fácil já que o calendário tem cada vez menos opções, pois várias provas estão a ser adiadas (tal como a Taça do Mundo de Lenzerheide que estava agendada para decorrer de 14 a 16 de agosto). 

Existem dois cenários óbvios: ou os Mundiais, pela primeira vez na sua história, não se irão realizar este ano e a UCI terá de emitir um comunicado para clarificar todas as consequências para os atletas (devido à pontuação, ranking, etc), ou então os Mundiais serão realizados noutro local e data, mas provavelmente sem público e num ambiente fechado, onde apenas serão autorizados os atletas, comissários, staff técnico e pouco mais. Dentro de dias ou semanas já saberemos qual vai ser a decisão da UCI.

Arquivado em:

Amstel Gold Race cancelada devido ao coronavírus

Relacionado

Amstel Gold Race cancelada devido ao coronavírus