Jean Christophe Peraud dispensado pela UCI

A decisão da UCI deve-se, segundo o L'Equipe, à necessidade de reduzir despesas devido aos efeitos económicos provocados pela pandemia de COVID-19.
Agência EFE Foto: Salvatore di Nolfi (EPA) -
Jean Christophe Peraud dispensado pela UCI
Jean Christophe Peraud dispensado pela UCI

A União Ciclista Internacional (UCI) prescindiu o contrato do ex-ciclista francês Jean-Christophe Péraud, segundo no Tour de 2014, como líder na luta contra a dopagem mecânica, função que desempenhava para a federação internacional desde 2017.

A decisão da UCI deve-se, segundo o jornal L´Equipe, à necessidade de reduzir despesas após os efeitos económicos provocados pelo Covid-19, razão que foi explicada a Péraud numa "discreta chamada telefónica", onde lhe foi referido que o seu vínculo terminava no dia 30 de junho.

Péraud, que entrou em funções na UCI após a vitória nas eleições presidenciais do francês David Lappartient, ajudou a introduzir imagens térmicas e raios X na luta contra o doping mecânico, procurando motores ocultos nas bicicletas.

A guerra contra o doping mecânico foi um ponto chave no programa eleitoral de Lappartient, mas a verdade é que as investigações levadas a cabo não tiveram repercussão.

Entretanto Péraud já veio a público referir que aprendeu muito na UCI e que gostaría de trabalhar na otimização do rendimento numa equipa de ciclismo.