Fim de semana de ciclismo em Guimarães e Miranda do Corvo

Este fim de semana terá muita pedalada, em Guimarães e Miranda do Corvo, concelhos que recebem a Taça de Portugal de Cross Country Olímpico (XCO) e o Campeonato Nacional de Rampa, respetivamente.
Revista BIKE e Ciclismo a fundo / José Carlos Gomes -
Fim de semana de ciclismo em Guimarães e Miranda do Corvo
Fim de semana de ciclismo em Guimarães e Miranda do Corvo

No sábado, 12 de setembro, regressa a Taça de Portugal de XCO. A segunda prova pontuável para o troféu da disciplina olímpica de BTT vai disputar-se no Centro de Ciclismo do Minho, a pista permanente de XCO instalada em Souto Santa Maria, Guimarães.

Estão inscritos mais de 300 corredores para a primeira prova em pelotão do BTT nacional após o confinamento. Os corredores serão distribuídos por categorias etárias, com ciclistas e staff que competem de manhã a não se cruzarem com aqueles que correm no período vespertino, de modo a evitar aglomerações.

Os cadetes entram em liça às 9h30. Uma hora mais tarde competem todas as categorias femininas, exceto cadetes e os juniores masculinos. A corrida de masters e de paraciclismo inicia-se às 14h30, ficando a prova de elite guardada para as 16h00.

Domingo é o dia escolhido para o Campeonato Nacional de Rampa, em estrada. A corrida, inicialmente marcada para Seia, vai disputar-se em Miranda do Corvo, com a subida ao Observatório Astronómico daquele concelho.

Existem dois percursos, em função da categoria etária, um com 3 quilómetros e outro com 7 km. Ambos apresentam uma inclinação média de dez por cento. Vão competir todas as categorias etárias, desde cadetes até masters, incluindo corredores das equipas profissionais portuguesas.

Também nesta competição, serão tomadas medidas para evitar aglomerações. O período matutino da competição, com participação de masters, femininas e cadetes inicia-se às 9h00. A parte vespertina, que engloba juniores masculinos, sub-23 e elite começa às 14h00.

Domingo também seria a data da primeira corrida da Taça de Portugal de Enduro, em Lorvão, Penacova. No entanto, a prova foi adiada, em virtude de ontem, ao início da noite, a edilidade de Penacova ter acionado o Plano Municipal de Emergência e Proteção Civil, na sequência do agravamento, naquele território, da situação epidemiológica provocada pelo SARS-CoV-2.