São verdadeiras peças de coleção que marcaram os primórdios das bicicletas todo o terreno. O BTT atualmente é uma disciplina mais imponente e variada do que poderíamos imaginar, com tecnologias e soluções que, há 30 anos, diríamos ser praticamente impossíveis. As condições de então não eram nem de perto nem de longe as de hoje, não se falava em carbono, mudanças sem fios ou espigões telescópicos. Mas não faltavam ideias loucas que hoje, apesar de já não existirem (tal como surgiram) deixaram um legado e resultaram em muito do que temos ao nosso dispor atualmente.
MARIN TEAM MARIN (1991)
A Marin Team Marin, era o expoente máximo da marca Californiana até à chegada da Team Titanium. Construida em aço cromoly Tange, esta Marin teve bastante sucesso devido à sua geometria desportiva, mais radical que as marcas europeias. A sua gama contava com modelos cujos pesos eram mais leves que a marioria da concorrência e os preços eram competitivos.
TREK 9500 (1992)
As 9000 e 9500 foram as primeiras suspensões totais da marca de Wiscosin e surgiram em 1992. A 9500 da foto vinha montada com Shimano XTR, uma transmissão muito exclusiva que raramente se via nas montagens comercializadas.
MERLIN SPAGUETTI (1997)
As BTT de titânio sempre tiveram uma aura de exclusividade e requinte. O exponente máximo nos anos 90 eram as Merlin, marca que entretanto não conseguiu manter o estatuto que detinha. Esta versão de 1997 tinha uma montagem com o que de melhor se fazia: direção Chris King aheadset, aros Mavic em cerâmica, avanço Controltech e suspensão Manitou SX com molas de titânio.
CANNONDALE F700 (1999)
Se há uma marca que tem lugar cativo na história do ciclismo é a Cannondale. Sempre inovadora e exuberante, criou tecnologias que vieram abanar a indústria. Aliás, pouco tempo depois de lançar esta bike, anunciaram a primeira suspensão com bloqueio remoto eletrónico. Foi a última das grandes marcas a deixar de produzir nos Estados Unidos e passar a sua produção para a Ásia.
KLEIN ATTITUDE (1992)
A Klein era uma marca muito à frente do seu tempo, com os seus quadros de alumínio. Tinha rolamentos integrados no pedaleiro e na direção, cockpit integrado (avanço e guiador numa só peça) e o seu comportamento era simplesmente fora de série para uma bike lançada nos anos 90.
GT RTS TEAM (1994)
Esta bicicleta fez correr muita tinta e também muitos suspiros. A saga da RTS começou em 1992 e em 1994 passou a ter um basculante traseiro de alumínio. Simplesmente magnífica.
DIAMOND BACK DUAL RESPONSE (1994)
Nos anos 90 a Diamond Back estava no auge e nesta altura este modelo incluía amortecedores praticamente exclusivos da Marzocchi. O quadro era produzido em alumínio pelos italianos da Verlicchi.
GIANT NRS XTC TEAM (2000)
Em 2000, a Giant e a Renault fizeram uma parceria e o resultado foi o NRS (No Resonance System), um sistema de amortecimento traseiro altamente eficiente que otimizava a pedalada e que foi de certa forma "copiado" por outras marcas.
SPECIALIZED EPIC FSR (2003)
Em 2003 a Specialized introduziu algo inédito no mercado: a válvula de inércia. No lançamento desta Epic a tecnologia Brain passou a ser uma das tecnologias diferenciadoras da marca.
SCOTT GENIUS MC10 (2004)
A Scott revolucionou o mercado com a configuração do sistema de amortecimento pull-shock. Foi o início de uma mudança gigante nesta marca, que ganhou rapidamente uma legião de fãs.
Muitos mais modelos poderiam ser apresentados neste artigo. E para ti, quais são para os principais destaques?