Notícias

Apoio à compra de bicicletas já está novamente disponível

Compraste este ano uma bicicleta urbana ou de carga (mesmo que seja ou não elétrica)? Então a partir de 29 de Dezembro candidata-te ao apoio do Fundo Ambiental e recebe metade do valor, até um limite imposto pelo Estado.

Carlos Pinto. Foto: Pedro Lopes

1 minuto

Apoio à compra de bicicletas já está novamente disponível

Já foi autorizado pelo Estado mais um incentivo enquadrado no Fundo Ambiental que apoia a aquisição de veículos com emissões reduzidas. A dotação orçamental ultrapassa os 17 milhões de euros e inclui bicicletas urbanas tradicionais ou de carga, incluindo elétricas. 

A principal novidade é que tem efeitos retroativos a 1 de Janeiro de 2025, portanto se compraste uma bicicleta este ano continua a ler este artigo para saber se esta se enquadra no apoio.

PREMISSAS PARA PODER CANDIDATAR:

  • tem de ser uma bicicleta nova, com fatura
  • aquisição feita a partir de 1 de Janeiro de 2025
  • No caso das bicicletas normais ou elétricas, o apoio é até 50% do valor de compra (incluindo o IVA), mas até ao máximo de 500 euros nas normais e 750 euros nas elétricas. 
  • No caso das bicicletas de carga, com ou sem assistência elétrica, o apoio é até 50% do valor de compra (incluindo IVA), até ao máximo de 1.500 euros para as elétricas ou de 1.000 euros para as restantes.

Lembramos este apoio do Fundo Ambiental engloba exclusivamente bicicletas urbanas e as candidaturas abrem no dia 29 de Dezembro deste ano e encerram no dia 12 de Janeiro de 2026. Poderão encerrar antes se a dotação disponível esgotar. 

Poderás encontrar mais informações em Fundoambiental.pt

Etiquetas:

Relacionados