Provavelmente terás de reajustar o tamanho da corrente, embora tudo dependa do comprimento atual da corrente (pois o fabricante da bicicleta pode ter colocado um tamanho específico). Em princípio, o fabricante ajustou a corrente consoante o tamanho da cremalheira de série, mas é melhor comprovar novamente antes de colocares a cremalheira (nova) mais pequena. Tanto na Shimano como na SRAM o método é similar, mas com pequenas nuances. Quando instalares a cremalheira nova, faz isto:
1. Basicamente, se tiveres uma bicicleta de suspensão total, primeiro deves manter o amortecedor traseiro em compressão (o comprimento das escoras difere quando está em repouso).
2. Agora desmonta a corrente e rodeia com a corrente a cremalheira e o carreto grande da cassete, e não passes a corrente pelo desviador.
3. Coloca tensão na corrente e aproxima as extremidades da corrente até que se toquem.
4. Nesse ponto, devem sobrar os elos indicados pelo fabricante da transmissão. No caso das bicicletas rígidas, são 4 ou 5 elos com Shimano, ou 5 (ou mesmo 6) numa bicicleta de suspensão total. No caso de SRAM, 2 elos se for numa rígida e 4 se for suspensão total. Em ambas as marcas, o elo de aperto é contado à parte.
Não te esqueças de comprovar no final e, se necessário, retira mais elos.