Infelizmente podem existir várias causas para ruídos indesejáveis numa bike, por isso não existe uma solução única que te garanta o sucesso. Um barulho que parece vindo de um pedal pode ter origem noutro lugar.
O primeiro que deves fazer é descartar as causas mais óbvias, limpando bem a tua bike e, de seguida, lubrificá-la. Desmonta o pedaleiro e respetivos rolamentos no quadro, verifica as roscas (como a dos pedais) e lubrifica-as também. Se o problema não desaparece, temos de ir por partes. Por exemplo, monta outros pedais para veres se o ruído vinha daí.
Lembra-te que ao pedalares de pé todo o quadro e componentes torcem ligeiramente, por isso há várias fontes possíveis de ruído. Podemos descartar o espigão de selim porque não estás sentado quando ouves o ruído, mas aproveita e lubrifica entre o quadro e o aperto, coloca massa no espigão e limpa o interface entre os carris e o espigão.
De resto, começa pelas rodas, especialmente a traseira. Limpa e lubrifica o aperto rápido ou eixo e aperta-o bem. Repete na frente se o ruído persisitir. Se tens uma suspensão total, aperta todos os parafusos que fazem parte do triângulo traseiro e amortecedor. Se necessário, desmonta-os e lubrifica-os. Os parafusos que seguram o(s) prato(s) do pedaleiro podem ser uma das causas pois sujam-se muito e precisam de ser limpos e lubrificados. E se ainda assim não estás com sorte, vê a caixa de direção (retira-a e lubrifica-a).