Recuperação rápida, compressão aberta, tato rápido e absorvente. Estas são as preferências de Nino Schurter na sua Scott Spark. O seu mecânico pessoal Yanick The Mechanic explica-nos neste vídeo (em inglês) como é que ajusta as suspensões do suíço, ao mesmo tempo que mostra todos os procedimentos necessários para deixar no ponto as suspensões do atleta da Scott-SRAM.
No vídeo, Yanick explica-nos passo a passo como fazer os ajustes necessários, as precauções a ter em conta, como controlar o SAG, como utilizar os espaçadores para modificar a progressividade e o tato, ajustar a compressão, a recuperação, e também as tarefas básicas de manutenção.
Quanto aos ajustes que prefere, Nino Schurter (atual Campeão do Mundo) procura um tato progressivo, sensibilidade para aborver bem os pequenos impactos, mas também ser capaz de suportar com firmeza os impactos maiores.
Além disso, a recuperação está na posição mais rápida e a compressão encontra-se completamente aberta. Convém ter em conta que o Nino conta com o sistema TwinLoc, que permite uma personalização em andamento com três posições que modificam o tato e a geometria da bicicleta. Também é relevante a procura de um equilíbrio entre a suspensão e o amortecedor.
Os ajustes do Nino são: 78 psi na suspensão com o máximo de espaçadores e 135 psi no amortecedor. Este é o ponto de partida, o qual é adaptado consoante o percurso.
Quanto à periodicidade de manutenção, Yanick abre e revê a suspensão e o amortecedor aproximadamente a cada 10 ou 15 horas.