Dicas e Truques

Como fazer a manutenção dos pedais Shimano

Os pedais automáticos da Shimano são os mais populares do mercado. São a escolha ideal pela sua fiabilidade e pela manutenção simples. Além do mais, o seu sistema de rolamentos permite eliminar as folgas, caso apareçam.

Ivan Mateos. Fotos: Alejandro Cubino

2 minutos

Como fazer a manutenção dos pedais Shimano

FERRAMENTAS

 
  1. Papel. Para limpar a sujidade.
  2. Torno de bancada. Serve para segurar objetos, facilitando a sua manutenção com as duas mãos.
  3. Massa consistente. Deve ser a versão especial para rolamentos.
  4. Chave Shimano TL-PD63. Esta ferramenta é especial para pedais.
  5. Chave de fendas. Servirá para retirar as esferas. 
  6. Ziptie. Ajudará a colocar novamente as esferas no local. 
  7. Chave Allen de 4 mm. Ajudará a manobrar a chave Shimano. 
  8. Luvas. Os detritos (sobretudo a massa lubrificante) não só sujam como podem ser prejudiciais à pele.  

PASSO A PASSO…

Os pedais Shimano têm uma configuração composta por um eixo e rolamentos de esferas ajustáveis. Para além de permitirem corrigir uma eventual folga, caso esta ocorra, a sua manutenção é muito fácil de fazer. Como o contato das esferas é angular, o rolamento tolera melhor as torsões laterais. Pelo menos uma vez por ano convém limpar, lubrificar e reajustar os eixos dos pedais. Neste artigo vamos usar como "cobaia" os Shimano M505 que, embora já não estejam no catálogo da marca, ainda são utilizados por muitos dos nossos leitores. Além do mais, os M545 e os M424 partilham o mesmo sistema de eixo. 

 
1. Retira a tampa que permite aceder ao interior. Debaixo dessa tempa encontrarás uma porca pequena de 10 mm. E debaixo dessa encontra-se outra de 13 mm.

 
2. Com a chave Shimano TL-PD63, extrai a porca e o cone. Deves usar um torno como auxiliar, para manter o pedal imóvel e facilitar todo o processo. 
 

 
3. Esta peça que vês na imagem é o cone. Como vês, é uma porca modificada cuja metade serve de apoio para as esferas rolarem. 
 
 
4. Debaixo desse cone, está a primeira fileira de 17 esferas.
 

 
5. Extrai o eixo com cuidado porque na outra extremidade do pedal está outra fileira de esferas. Neste caso são 14 esferas. 
 

 
6. Com a ajuda de uma chave de fendas ou algo similar, empurra as esferas para o exterior. Certifica-te de que não perdes nenhuma!
 

 
7. Dentro do pedal há um separador de borracha que serve de junta para evitar a entrada de sujidade por essa extremidade. 
 
 
8. Debaixo do separador encontrarás a segunda fileira de esferas. Retira-as e não percas nenhuma.
 
 
9. Se não perdeste nenhuma peça e não te esqueceste de seguir todos os passos, deves ter isto em cima da tua mesa. Limpa tudo muito bem antes de voltar a montar. 
 

 
10. Aplica uma pequena quantidade de massa consistente no interior do pedal, na zona onde as esferas ficam alojadas. Com a ponta do ziptie lubrificada com massa, apanha as esferas uma a uma e coloca-as na fileira. Lembra-te de que na parte exterior são 17 esferas e na que fica mais perto do cranque são 14. 
 
 
11. Volta a introduzir o cilindro de borracha. Lubrifica o eixo para maior proteção e insere-o com cuidado para não tirar nenhuma das esferas do seu sítio. 
 

 
12. Aperta o cone com o lado correto virado para as esferas, bem como a porca. Não te esqueças de que esta tarefa deve ser realizada com o pedal preso no torno de bancada e comprovando se existe folga no corpo do pedal. Caso exista, aperta o cone e comprova novamente. Depois de eliminares a folga, aperta a porca contra o cone, para fixar a sua posição. 

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