Os fabricantes de correntes aconselham usar somente um elo rápido para fechar a corrente. Em qualquer caso, se a corrente se partiu pode ser um sintoma de desgaste, o que significa que está na hora e a substituir, portanto não vale a pena sequer montares em casa um elo standard para resolver o problema.
Obviamente vai sempre existir alguém a dizer que o fez e que conseguiu andar "x" quilómetros com a corrente com um elo novo e que nada aconteceu, mas em carga, a corrente fica mais frágil dado que existe um ponto intermédio que sofreu uma rotura. Isto, claro, num componente que sofre uma pressão e uma carga de esforço enorme.
Abrir e fechar a corrente através de um dos passadores com um troca-correntes é algo pouco usado hoje em dia, porque a corrente, como todos sabemos, fica muito debilitada nessa zona. O troca-correntes só deve ser usado uma vez, ou seja, quando estamos a cortar a corrente à medida que pretendemos na primeira montagem, e depois devemos fechar a corrente com um elo rápido. Isto funciona assim em praticamente todas as marcas.
Obviamente também podes usar o troca-corrente em caso de avaria no meio do trilho, caso precises de voltar a fechar a corrente. Em todo o caso, o melhor é substituir a corrente por uma nova antes de voltares a pedalar.