Antes de mais, convém esclarecer que nunca devemos utilizar uma mangueira de alta pressão, como a das gasolineiras. Para os que ainda não sabem porquê, basta apenas referir que um jato de água com pressão é capaz de retirar a massa lubrificante do interior dos rolamentos dos cubos, pedaleiro, direção, basculante...
Em último recurso, se a bicicleta estiver cheia de lama, podes apontar o jato para o quadro e zona dos pneus, mas evita as zonas que referimos pois corres o risco de a bicicleta ficar sem massa nas zonas críticas.
Em qualquer caso, quer seja com uma mangueira, quer seja com outros sistemas alternativos (por exemplo, um balde com água e detergente), não existem produtos específicos para uma limpeza em seco, porque normalmente precisaremos da ajuda de água para retirar a sujidade. Não tentes limpar a lama ou o pó em seco, porque irás danificar a pintura do quadro e os componentes. O ideal é humedecer a transmissão com desengordurante, depois molhar a bicicleta para amolecer a sujidade, ensaboá-la com Fairy ou produtos similares utilizando uma esponja e depois voltar a passar por água.