Quanto mais alta é a gama de suspensões, mais complicado é o ajuste. Porquê? Porque basicamente são desenhadas para a competição e para utilizadores com conhecimentos mais técnicos. Na Fox, os modelos topo de gama de Downhill e Enduro possuem um cartucho FIT Grip 2, que permite controlar de modo independente a compressão e a recuperação em alta e baixa velocidade. Assim, existem 2 controlos de compressão e 2 de recuperação.
O ajuste da compressão de alta velocidade regula o comportamento da suspensão perante impactos fortes e secos, como saltos, drops, aterragens, etc. Ou seja, trava a compressão para evitar chegar ao topo facilmente, perdendo a capacidade de absorção.
A recuperação de alta velocidade controla a recuperação rápida, mas controlada nas compressões profundas.
A compressão de baixa velocidade controla o funcionamento perante ondulações ou desníveis no terreno, mas também travagens ou quando mudamos a posição do peso em cima da bicicleta (quando sprintamos ou pedalamos em pé). Ou seja, controla a vivacidade ou a lentidão do curso inicial e médio. Por exemplo, numa descida vertical na qual travamos constantemente, a suspensão trabalha mais afundada e perde curso, mas podemos fechar a compressão de baixa velocidade para favorecer um funcionamento mais extendido, contando com mais curso para absorver.
A recuperação em baixa velocidade, que é independente da alta, permite que a suspensão se extenda de forma controlada após um impacto muito forte, mas sem que seja "preguiçosa" nos impactos mais pequenos.