Queres ajustar a tua suspensão tal e qual como a de Nino Schurter?

O suíço gosta de um tato muito rápido e sensível nas suas suspensões. O seu mecânico pessoal Yanick the Mechanic explica no vídeo como é que ajusta a suspensão e o amortecedor da Scott de Schurter.
Carlos Pinto
Queres ajustar a tua suspensão tal e qual como a de Nino Schurter?
Queres ajustar a tua suspensão tal e qual como a de Nino Schurter?

Recuperação rápida, compressão aberta, tato rápido e absorvente. Estas são as preferências de Nino Schurter na sua Scott Spark. O seu mecânico pessoal Yanick The Mechanic explica-nos neste vídeo (em inglês) como é que ajusta as suspensões do suíço, ao mesmo tempo que mostra todos os procedimentos necessários para deixar no ponto as suspensões do atleta da Scott-SRAM.

No vídeo, Yanick explica-nos passo a passo como fazer os ajustes necessários, as precauções a ter em conta, como controlar o SAG, como utilizar os espaçadores para modificar a progressividade e o tato, ajustar a compressão, a recuperação, e também as tarefas básicas de manutenção. Queres ajustar a tua suspensão tal e qual como a de Nino Schurter?

Quanto aos ajustes que prefere, Nino Schurter (atual Campeão do Mundo) procura um tato progressivo, sensibilidade para aborver bem os pequenos impactos, mas também ser capaz de suportar com firmeza os impactos maiores. Queres ajustar a tua suspensão tal e qual como a de Nino Schurter?

Com mais espaçadores é possível obter mais progressividade

Além disso, a recuperação está na posição mais rápida e a compressão encontra-se completamente aberta. Convém ter em conta que o Nino conta com o sistema TwinLoc, que permite uma personalização em andamento com três posições que modificam o tato e a geometria da bicicleta. Também é relevante a procura de um equilíbrio entre a suspensão e o amortecedor.

Os ajustes do Nino são: 78 psi na suspensão com o máximo de espaçadores e 135 psi no amortecedor. Este é o ponto de partida, o qual é adaptado consoante o percurso. Queres ajustar a tua suspensão tal e qual como a de Nino Schurter?

Quanto à periodicidade de manutenção, Yanick abre e revê a suspensão e o amortecedor aproximadamente a cada 10 ou 15 horas.

Colaboración: Carlos Pinto
PODE SER DO TEU INTERESSE

No inverno, longe das provas, o número um mundial no XCO refugia-se na Tuscânia para recarregar as baterias... Será este um dos segredos do 7 vezes Campeão do Mundo?

Uma Scott Scale muito especial que permitiu ao suíço conseguir uma grande vitória, desta vez numa rígida.