O teu Camelbak está cheio de sujidade no tubo? Há solução...

A limpeza da mochila de hidratação é algo que deveríamos fazer depois de cada utilização. Mas como nem sempre o fazemos, quando damos por ela, já é tarde demais...
Ivan Mateos e Carlos Pinto. -
O teu Camelbak está cheio de sujidade no tubo? Há solução...
O teu Camelbak está cheio de sujidade no tubo? Há solução...

Certamente não é a primeira vez que deixas de andar de bicicleta um par de meses e quando finalmente voltas ao ativo, deparas-te com um cenário dantesco no teu Camelbak: o tubo está negro e o interior do reservatório está cheio de manchas e com um cheiro desagradável. Qual é a melhor maneira de os limpar?

O primeiro conselho é: esvazia-o sempre e deixa o depósito aberto (se for possível extrai o bocal) para que o ar possa percorrer o interior e seque. Sabemos que é complicado fazer isto todos os dias, e que por vezes nos esquecemos (ou por preguiça), por isso mais cedo ou mais tarde terás de limpá-lo.

A marca Camelbak possui um kit de limpeza Antidote (que custa entre 20 e 25 euros) com escovas especiais e tudo o que é necessário para limpar. O teu Camelbak está cheio de sujidade no tubo? Há solução...

Se não tens este kit, basicamente tens de:

1 - Encher o reservatório com água quente e duas colheres de lixívia, assegurando que o tubo também fica cheio com este líquido.

2 - Deixa repousar meia hora e depois agita bem o interior.

3 - Para raspar a sujidade incrustada no interior do tubo, e se não tiveres uma escova específica, podes usar um cabo de travão com um pequeno pedaço de trapo atado na ponta. Introduz a ponta oposta pelo tubo e desliza-o pelo interior do tubo para arrastar a sujidade.