O que é que temos de fazer se as mudanças atrás não estiverem a entrar bem?

Em regra, existem duas possíveis causas se as mudanças da tua bicicleta (atrás) não entram bem (sentido descendente), por isso só tens de descartar uma delas.
Ivan Mateos -
O que é que temos de fazer se as mudanças atrás não estiverem a entrar bem?
O que é que temos de fazer se as mudanças atrás não estiverem a entrar bem?

Embora possa dever-se a algum outro motivo menos frequente (dropout torto, desviador em mau estado ou mal instalado...), em regra, na maioria das situações quando as mudanças atrás sobem bem, mas descem com dificuldades, sobretudo nos últimos carretos da cassete, existem duas razões principais.

Para subir as mudanças (isto é, fazer com que a corrente suba nos carretos) fazemos força na manete, fazendo com que o cabo se mova. Contudo, para fazer descer as mudanças (carreros), é a própria mola do desviador que tem de empurrar a corrente para baixo. Portanto, se a mola não consegue fazer o seu trabalho, pode dever-se a dois factores: 1) excesso de tensão no cabo, 2) o cabo e a bicha podem estar sujos ou sem lubrificação.

Primeiro experimenta retirar tensão apertando o tensor da manete de mudança cerca de 1/4 de volta e experimenta o resultado. É importante comprovar que os carretos descem bem, mas também que sobem devidamente. Repete o processo até ficar tudo perfeito. Se não conseguires encontrar o equilíbrio perfeito que permita subir e descer bem os carretos através deste ajuste, então o problema é outro, e quase de certeza de que vais precisar de limpar o interior da bicha ou colocar uma bicha e cabo novos.

Neste vídeo preparado pelos nossos colegas da redação espanhola da revista BIKE poderás aprender a mudar o cabo.