É possível danificar o aro da bicicleta ao colocar muita pressão?

Especialmente se falarmos de rodas de XC em fibra de carbono, temos de ter muito cuidado com a pressão ao talonar.
Ivan Mateos -
É possível danificar o aro da bicicleta ao colocar muita pressão?
É possível danificar o aro da bicicleta ao colocar muita pressão?

Escrevemos este artigo depois de um dos nossos leitores nos ter perguntado se era normal que a sua roda tivesse ficado danificada ao taloná-la ou se facto se tratava de um defeito de fabricação.

Até há poucos anos, um aro só rachava (quando se enchia os pneus) devido ao excesso de pressão, e devido a um grande desgaste dos próprios aros (na altura em que se usavam travões de aro). Em cicunstâncias normais era muito raro.

Com o tempo, as pressões suportadas pelos pneus em regra passaram a ser inferiores, o que significa menos risco para o aro. Contudo, há duas coisas que aumentam esse perigo: a chegada das rodas de carbono muito leves, e o processo de talonamento do tubeless.

Assim, se tivermos um destes aros e se colocarmos mais de 4 bars para talonar o pneu, não é assim tão anormal que isso possa afetar o aro. Normalmente os aros têm um limite de pressão máxima, que não deve ser superado, sobretudo se são modelos de XC ou de fibra de carbono. Este valor aparece no manual do utilizador ou num autocolante colocado no próprio aro, como modo de advertência. Para evitar que tenhamos este problema devemos sempre saber qual é a pressão máxima suportada e ensaboar os pneus para favorecer o talonamento.